Agência CBIC
Debater o futuro da construção no Brasil foi o tema central da reunião da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), nesta terça-feira (6), na Arena BRB, em Brasília.
A reunião marcou a retomada do projeto Construção 2030, desenvolvido pela CBIC em parceria com o Senai Nacional. De acordo com o presidente da COMAT, Dionyzio Klavdianos, o projeto representa um posicionamento estratégico da CBIC em relação ao futuro da construção no Brasil e tem como objetivo fomentar uma cultura voltada para inovação nas empresas.
“A reunião teve um significado muito grande para a entidade e o setor. O projeto Construção 2030, lançado em 2018, está retomado. Essa iniciativa é um avanço no quesito de inovação para o setor”, destacou.
O intuito do projeto é fomentar a cultura da inovação nas empresas, promovendo debates sobre materiais, equipamentos e tecnologias, incentivando a automação e a industrialização, além da capacitação da força de trabalho. Para isso, foram debatidos trajetória, método de trabalho e possibilidades para 2023.
Consultor do projeto, Fábio Queda, da OREMI Consultoria e Pesquisa, apresentou pontos de inovação no setor. Ele destacou o boom da construção modular, que avançou em maturidade tecnológica e adoção de mercado mais do que a automação via robótica e impressão 3D. “A automação demonstra avanços significativos e sua utilização no ambiente industrializado é uma tendência forte”, disse.
A reunião tem interface com os projetos “Inovação na Indústria da Construção” e “Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade” da COMAT/CBIC, em correalização com o Senai Nacional.