Carolina Araújo
Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF
Hoje (16), a reunião de diretoria contou com a participação do consultor político do Sinduscon-DF, Marcelo Moraes. O tema debatido foi o cenário para as eleições de 2022, que já está consolidado.
De acordo com Marcelo, os partidos e federações têm até o dia 02 de setembro para preencher as vagas remanescentes para as eleições proporcionais, pois o pleito será no dia 02 de outubro. A propaganda eleitoral foi liberada a partir de hoje e, no dia 26 deste mês, inicia no rádio e televisão.
Moraes comentou que a quantidade de candidatos destas eleições está menor do que a de 2018. “Temos uma queda expressiva nas candidaturas, que para o processo eleitoral é muito bom. Já é um impacto e efeito da reforma política que foi feita no governo Temer. Dessa vez, os partidos estão com uma menor representatividade em números”, explicou.
Ele citou que a quantidade de candidaturas registradas para a Câmara Legislativa do Distrito Federal caiu 42,30%. Em 2022, são 566 e, em 2018, foram 981 candidatos.
Tanto para a Presidência da República quanto para o Governo do Distrito Federal, concorrem 12 candidatos.
Ao final do encontro, ficou acordado o retorno do consultor político ao Sinduscon-DF, no dia 27 de setembro, última semana antes do primeiro turno das eleições.