Representante nacional do setor, responsável por mais de 2,4 milhões de trabalhadores formais no País, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) inaugura em outubro deste ano o Construa – Onde a Construção do Brasil se encontra. O evento anual pretende percorrer as 27 Unidades da Federação para discutir com especialistas da indústria da construção temas estratégicos do setor e do mercado imobiliário em nível nacional e estadual.
“O Construa é a CBIC chegando nos estados para fortalecer a indústria da construção nacional, com debates sobre a agenda nacional”, salienta o presidente da entidade, José Carlos Martins.
A primeira edição será o Construa Minas, com formato híbrido de 17 a 21/10, em Belo Horizonte/MG. O encontro que nasce em Minas Gerais será realizado em conjunto com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), em parceria com mais de 20 entidades da cadeia produtiva do setor no estado e apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Evento itinerante e de integração
O objetivo do Construa é unir localmente o maior número possível de agentes regionais da cadeia de produção de habitações, creches, hospitais, escolas, prédios, pontes, viadutos, túneis, rodovias, ferrovias e barragens para ampliar o debate sobre temas de grande relevância para o setor da construção e fortalecer as entidades locais associadas à CBIC.
Para Renato Michel, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), o Construa Minas evidencia a importância do setor para o País. “Ao unir a cadeia produtiva, em torno do debate de temas relevantes como inovação, tecnologia, sustentabilidade, cenário econômico e produtividade, a Construção mostra que está preparada para fortalecer a sua contribuição no desenvolvimento nacional”.
“Depois de um período de retração, a Construção Civil vem, nos últimos dois anos, recuperando o seu vigor e mostrando, mais uma vez, o quanto é necessária para o País evoluir não somente no campo econômico, mas, também, no aspecto social. Por esse motivo, a realização de um evento com esse porte e com a discussão de temas tão representativos para o setor ganha ainda mais importância”, avalia o ex-presidente do Sinduscon-MG, Teodomiro Diniz Camargos.
A grande novidade é que, já a partir da primeira edição, o Construa Minas integrará mais de 10 outros eventos consagrados pela cadeia produtiva do setor no Estado e no País, como:
- 5º SeBIM
- 14° Fórum de Gestão de Pessoas
- 21º Congresso de Materiais, Tecnologia e Sustentabilidade
- 4° Congresso do Mercado Imobiliário
- Jornada Inovação da Construção
- Fórum da Construção Off-Site
- Seminário de Logística
- ABCP/Comunidade BH
- XVIII Seminário de Atualização Tecnológica
- Simpósio IBAPE-MG
- Avanços do Futuro da Minha Cidade
- Cenário do Mercado Imobiliário
- BRAIN Inside Imob 2022
A expectativa é reunir mais de 3 mil especialistas, empresários e profissionais do setor da construção, além de dirigentes e representantes das 96 entidades associadas à CBIC e membros da academia, em busca de conhecimento, oportunidades de negócios e parcerias e networking.
Durante os cinco dias de evento, os participantes terão acesso a uma vasta programação que contempla temas variados, como: Tendências da Construção Civil e do Mercado Imobiliário; Cenário Econômico; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Inovação; Loteamentos; Questões Jurídicas; Engenharia; BIM; Tecnologia; Qualidade; Produtividade; Normalização Técnica; Desempenho; Industrialização; Logística; Futuro das Cidades; Indústria de Materiais; Recursos Humanos, e Construção Off-site.
Acompanhe mais essa grande novidade da CBIC no site do Construa Minas e já garanta logo a sua vaga. Inscrições abertas!