CBIC entrega o 24º Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade durante o 95° ENIC

Presidente da CBIC

A cerimônia de premiação do 24º Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade aconteceu na noite de quarta-feira (7), no Centro de Eventos Brasil 21, logo após o 95º Encontro Nacional da Indústria da Construção – ENIC | Política & Estratégia. Iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, por meio da sua Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT), o prêmio conta com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A Diretoria do Sinduscon-DF participou do evento.

O objetivo da premiação é contribuir para a modernização da construção civil brasileira reconhecendo, premiando e divulgando soluções relacionadas à tecnologia e gestão da produção e relacionadas à sustentabilidade dos empreendimentos de construção civil.

Foram 5 categorias: Materiais e Componentes, Sistemas Construtivos, Gestão da Produção e P&D, Pesquisa Acadêmica e Startup. As inscrições dos projetos foram realizadas pelo site oficial da CBIC e todos aqueles que seguiram os pré-requisitos do regulamento foram avaliados por uma Comissão Julgadora, que deu notas para cada projeto, conforme critérios previamente definidos. Os três, de cada categoria, que tiveram maior pontuação foram os finalistas. Os grandes vencedores foram definidos por meio de voto popular no site oficial do prêmio.

O presidente da COMAT/CBIC, Dionyzio Klavdianos, que é também presidente do Sinduscon-DF, destacou, durante o evento, os desafios para realizar a premiação, agradecendo às pessoas que ajudaram a torná-lo real. “Recebemos muitos bons candidatos e os finalistas, que vocês verão aqui, trazem propostas muito interessantes. São candidatos e projetos que realmente elevam o nível do setor”, ressaltou.

Confira os projetos ganhadores do 24º Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade:

Categoria Sistemas Construtivos
Pré-fabricação de peças de eucalipto para uso na construção civil

Categoria Pesquisa Acadêmica
Linha de montagem para a produção de habitações

Categoria Gestão da Produção e Pesquisa & Desenvolvimento
CECarbon – Calculadora de Consumo Energético e Emissões de Carbono na Construção Civil

Categoria Startup
Chatbot com inteligência artificial para gestão de obras

Categoria Materiais e Componentes
Desenvolvimento de argamassa autonivelante estabilizada e bombeada