CBIC celebra ações para a redução da taxa de analfabetismo

TAMANHO DA FONTE: A+ A A-

Agência CBIC

 

O Dia Mundial da Alfabetização, que tem como principal objetivo ressaltar a importância da alfabetização para o desenvolvimento social e econômico mundial, é celebrado nesta quarta-feira (08/09). Há anos, a indústria da construção vem desenvolvendo programas para reduzir a taxa de analfabetismo no setor. Um deles foi o “Alfabetizar é Construir”, do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio) e Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio), pelo qual as empresas do Rio de Janeiro levaram a sala de aula para os canteiros de obras e alfabetizaram inúmeros trabalhadores da construção civil.

Em Santos/SP, os trabalhadores contavam com o “Construindo as letras”, organizado pelas construtoras e pelo Rotary local.

No Distrito Federal, apesar de não estar com turmas ativas no momento, o Seconci-DF já planeja atendimentos em breve pelo seu Programa de Alfabetização. Em 3 décadas, foram mais de 13.500 atendimentos em alfabetização e turmas de 1º e 2º Segmentos do Ensino Fundamental. Tudo feito com aval da Secretaria de Educação do DF.

Programas em andamento capacitam trabalhadores nos canteiros

O “Programa de Elevação de Escolaridade”, realizado desde 2010 em todo o estado de São Paulo pelo SindusCon-SP, em parceria com o Sesi-SP, capacita educacionalmente os trabalhadores em canteiros de obra indicados pelas empresas associadas ao sindicato, referente aos primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º ano).

O programa atende as empresas associadas ao SindusCon-SP e/ou contribuintes das entidades parceiras, como o Serviço Social da Construção de São Paulo (Seconci-SP).

Como pré-requisito é necessário que os trabalhadores tenham mais de 18 anos e que não tenham concluído até o 5º ano do ensino fundamental ou não alfabetizados.

Em Brusque/SC, a Educação de Jovens e Adultos (Eja), em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário de Brusque (Sinduscon Brusque) e o Sesi/Fiesc conta com vários trabalhadores da construção em suas salas.

Já o Sindicato Indústria Construção Civil de Joinville (Sinduscon Joinville), em parceria com o Sesi, incentiva os trabalhadores do setor a concluírem seus estudos por meio do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola S – Sesi e Senai.

Qualquer pessoa que não teve acesso à escola regular pode concluir os estudos via EJA, desde que tenha 15 anos completos para cursar o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio. O curso é totalmente gratuito para os trabalhadores da indústria.

Leave a Comment

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá, 👋
em que podemos te ajudar?