Aumento no preço de materiais preocupa setor

Dionyzio Klavdianos
Presidente do Sinduscon-DF

O Sinduscon-DF fez levamento junto às empresas associadas, que compram direto da indústria, e constatou aumento no preço dos insumos. O tijolo, por exemplo, aumentou 50%. A pesquisa aponta, ainda, que as construtoras já identificam atraso na entrega e falta de materiais. Neste ranking, o aço lidera, apontado por 85% das entrevistadas.

Metade das construtoras do Distrito Federal já estão vivendo este cenário. Estes fatores podem contribuir com o aumento do preço do imóvel, atrasos tanto no planejamento quanto na entrega do empreendimento, atraso e até mesmo paralisação de obras públicas, sem contar na grande probabilidade de reajuste nos preços destas obras.

Para o Sinduscon-DF, um aumento tão grande não tem justificativa. Agora que o setor está retomando a uma curva ascendente são realizados estes aumentos que não são apropriados para o momento da retomada.

O sindicato tem atuado, juntamente com a Coopercon-DF, cooperativa de compras do setor, em busca de diálogo com as empresas fornecedoras dos insumos para reduzir o impacto destes reajustes no setor e, consequentemente, na cidade e consumidor final.