Agência CBIC
O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martin, reforçou na segunda-feira (4), durante a palestra “Construção civil, desafios e perspectivas”, que encerrou o 9º Summit da Construção, que o aumento dos insumos é o maior problema enfrentado pelo setor da construção. O evento foi realizado no auditório do Grupo Tribuna, na Baixada Santista.
Martins salientou que, enquanto a inflação oficial do país está em 11,73%, a do setor da construção está em quase 30%. “Essa situação fez com que houvesse um desencontro muito grande em todos os contratos. Ela cria tensões muito sérias e litígios em busca do reequilíbrio desses acordos”, frisou.
Como possíveis soluções, apontou a compra associativa, a aquisição de produtos no exterior e a busca por sistemas construtivos alternativos.
Durante o evento, o executivo também abordou questões relacionadas aos saques extraordinários no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e obras públicas.
Realizado pelo jornal A Tribuna, o Summit da Construção contou com apoio da Associação dos Empresários da Construção Civil da Baixada Santista (Assecob), associada à CBIC.