Associados do Sinduscon-DF visitam obra do túnel de Taguatinga

Carolina Araújo

Na quinta-feira (26), ocorreu a terceira reunião da diretoria de Materiais, Tecnologia e Produtividade (Dimat/Sinduscon-DF). O evento foi uma visita à obra do túnel de Taguatinga, convite feito pela secretaria de obras do Distrito Federal. O diretor e o suplente da Dimat, Renato Cortopassi e Fernando Crosara, respectivamente; e o presidente da Ademi DF, Eduardo Aroeira, participaram do encontro, acompanhados por representantes de empresas associadas ao sindicato.

A visita teve início com uma palestra técnica de um dos engenheiros responsáveis pela obra, Bruno Almeida. “Essa grande obra é para poder ter uma ideia macro da parte do transporte público coletivo que é o nosso grande viés para tentar melhorar a assiduidade”, explicou.

O túnel de Taguatinga, que se localiza sob a Avenida Central, terá 1.010 metros de extensão e vai contar com duas pistas paralelas, cada uma com três faixas de rolagem em cada sentido. A intenção é desafogar o trânsito para os mais de 135 mil veículos que circulam pela região.

Como a obra é de grande porte inserida em uma área urbana de muita importância para o Distrito Federal, durante o planejamento foram identificados alguns desafios e outros surgiram no decorrer dos trabalhos, sendo necessário que as equipes responsáveis buscassem soluções não usuais na obra.

As **vistorias cautelares**, que consistem na realização de  vistorias em todas as edificações vizinhas para identificar o tipo de estrutura, fundações e eventuais patologias pré-existentes, foi uma das soluções.

A outra foi a **investigação geotécnica detalhada** que diante das características do solo da região, composto na sua maioria de argila porosa, foi realizada uma detalhada campanha de investigação dos solos, com a realização de sondagens mistas, seguidas de ensaios especiais de caracterização para então se traçar o perfil geológico da região e projetar as estruturas.

De acordo com Bruno, haverá um centro de controle e monitoramento no túnel com uma área de 1000m² constituída por uma equipe técnica de engenheiros e operadores. Todo o túnel será monitorado por 24 horas para que se tenha mais agilidade no caso de ocorrência de um acidente.

Para Renato Cortopassi foi uma oportunidade única visitar a obra. “A gente viu muita tecnologia envolvida e muita geotecnia. É uma obra fantástica!”, exaltou.

A obra teve um valor estimado em R$ 275 milhões e, de acordo com a secretaria de obras, a previsão de entrega será em outubro de 2022.

Clique aqui e veja as fotos da visita a obra em nosso álbum no flickr.