Associada Proclima Engenharia recebeu maior prêmio do segmento de ar condicionado

Carolina Araújo

No ano passado, a associada do Sinduscon-DF, Proclima Engenharia, recebeu o prêmio Destaques ao Ano de 2021, promovido pela SMACNA Brasil (Sheet Metal and Air Conditioning Contractors’ National Association) pelo projeto de serviço especializado de engenharia para modernização de central de água gelada realizada na sede da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Brasília-DF.

O projeto trata-se de um sistema de retrofit, sem a paralisação do funcionamento regular da edificação, substituindo um sistema composto por chillers de compressores centrífugos por chillers com compressores tipo parafuso dotados de variadores de frequência, incluindo demais componentes da CAG, torres de resfriamento, fancoils e rede hidráulica completa que teve de ser feita em paralelo.

De acordo com o sócio e diretor comercial da Proclima Engenharia, Guillermo Funes, este prêmio representa o reconhecimento de excelência técnica da empresa. “É a premiação mais importante do segmento de ar-condicionado a nível nacional, onde concorremos com as melhores empresas e maiores obras do país”, contou.

Guillermo enfatizou que a execução da obra foi muito desafiadora. “Além do porte da obra, com mais de 1.500 toneladas de refrigeração, e a complexidade dos sistemas, o retrofit foi realizado sem a paralisação da climatização do edifício, com o mesmo ocupado. Foi necessário realizar a instalação do sistema novo em paralelo ao antigo, com ambos funcionando simultaneamente por um determinado período, para, no final, podermos desinstalar e retirar todos os equipamentos e infraestruturas antigas”, explicou.

O Prêmio Destaques do Ano, o mais reputado e disputado do setor, foi criado pela SMACNA Brasil em 1993, para atender os interesses e objetivos comuns dos contratistas do setor de tratamento de ar e climatização, e os seus inúmeros atores. Promove em âmbito nacional o reconhecimento dos trabalhos de engenharia termoambiental do ano anterior.

Sobre a Proclima Engenharia

A Proclima Engenharia LTDA foi fundada em 1º de janeiro de 1980 em Brasília-DF. Em 1º de junho de 1989 foi fundada a primeira filial em Aracajú- SE. Em dezembro de 2000 passou a realizar manutenções prediais no Rio Grande do Norte, Bahia e Ceará, onde abriram filiais. E em 2003 iniciou trabalhos de manutenção em Pernambuco, abrindo filial em Recife-PE.

Inicialmente, a empresa exercia serviços de instalação e manutenção em sistemas de HVAC, Mais tarde, passou a atuar em gerenciamento predial, manutenção e operação de instalações prediais, com atuação também na área de construção civil, tendo como clientes pessoas físicas, jurídicas e órgãos públicos.