Lucas Junqueira
Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF
Há mais de 20 anos, a população do Distrito Federal aguardava pela construção e entrega de duas novas estações de metrô, localizadas na 106 Sul e 110 Sul. Realizada pela associada ao Sinduscon-DF, Via Engenharia, as obras foram entregues pelo GDF.
Foram implantados sistemas básicos para funcionamento da estrutura, como radiocomunicação, bilhetagem e instalações de prevenção e combate a incêndio, além da construção de 15 lojas e uma sala comercial para cada estação. No total, os investimentos feitos pelo governo ultrapassaram R$ 35 milhões.
Apesar das instalações serem semelhantes às demais estações da Asa Sul, alguns pontos do projeto foram reestruturados. Segundo Fernando Queiroz, dono da Via Engenharia, os setores de instalação elétrica, hidráulica e eletrônica receberam adaptações. ‘’Tivemos que adaptar no aspecto técnico e também de materiais, já que os de duas décadas atrás eram completamente diferentes dos atuais’’, completou.
Para Queiroz, o trabalho realizado, apesar de árduo, foi um sucesso. ‘’É uma obra muito bonita e bem feita. Todos que forem lá ficarão encantados’’. Ele ainda afirmou que os benefícios trazidos pela entrega serão de extrema importância para a mobilidade da população.
Segundo estimativa feita pelo GDF, aproximadamente 6 mil passageiros por dia serão beneficiados com as duas novas estações. Além disso, a expectativa é de que as receitas tarifárias do Metrô-DF aumentem, possibilitando novos investimentos em outras estruturas.
O vice-governador Paco Britto esteve presente na cerimônia de inauguração das estações.
*Com informações da Agência Brasília e Metrô-DF