Associada entrega Complexo de Reciclagem na Cidade Estrutural

Assessoria de Comunicação Social da ASBRACO

A AJL ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO LTDA, associada do Sinduscon-DF e da ASBRACO, inaugurou hoje, (02/12) o Complexo Integrado de Reciclagem do Distrito Federal (CIR/DF).

Com o empreendimento, o DF passa a ter um dos mais modernos equipamentos públicos para reciclagem de resíduos do país. O complexo ocupa uma área de 80 mil m² na Cidade Estrutural e compreende duas centrais de triagem e reciclagem (CTRs) e uma Central de Comercialização (CC). Com investimentos de R$ 21 milhões, a iniciativa tem capacidade de gerar mais de 750 postos de trabalho para catadores de materiais recicláveis.

O empreendimento deve beneficiar as 22 cooperativas e associações que mantém contratos com o Governo do Distrito Federal (GDF) para a prestação de serviços de coleta seletiva e triagem. Nos primeiros meses, o espaço vai funcionar com dois terços da capacidade, e até 500 catadores desses grupos serão contratados pelo GDF para trabalhar no complexo.

Os trabalhadores irão atuar na recepção, triagem, classificação, prensagem, armazenamento e comercialização dos materiais recicláveis advindos da coleta seletiva. Quando o complexo passar a funcionar com a capacidade máxima, 5 mil toneladas de resíduos recicláveis devem ser processadas por mês.

Para o presidente da Novacap, Fernando Leite, as ações promovidas dentro do Complexo reforçam importância da obra. “O espaço tem, sobretudo, um valor social, além de contribuir com o meio ambiente, o empreendimento vai gerar empregos e proporcionar melhores condições de trabalho aos catadores. É um grande avanço para Brasília ter um centro de reciclagem que será referência nacional”, explicou Fernando.