Associada do Sinduscon-DF reforça medidas preventivas e reduz em 30% os casos de Covid-19

Carolina Araújo

A pandemia não acabou. Com o surgimento da nova variante, a Ômicron, que é altamente transmissível, os casos dispararam na região do Distrito Federal, fazendo com que as empresas reforçassem todos os protocolos sanitários em seus canteiros de obras e escritórios.

Para se ter ideia da importância das medidas, a Emplavi, associada do Sinduscon-DF, retornou alguns e incluiu outros protocolos em janeiro de 2022. Até meados de fevereiro, já observaram redução de 30% na ocorrência dos casos de Covid-19 em seus canteiros de obra. A construtora contou com a assessoria do higienista Denilson Santana.

O reforço das medidas começou logo após a recorrência de casos no início de 2022. “Tínhamos deixado de adotar algumas medidas porque estava mais tranquilo, mas com a nova variante alguns casos apareceram e o presidente da empresa, Gil Pereira, decidiu retomar as medidas”, explicou a engenheira de segurança do trabalho da Emplavi, Stefani Jardim.

Para conter a propagação das variantes da Covid-19, a empresa seguiu as seguintes medidas preventivas:

Medição de temperatura na entrada das obras registrada em planilha;
• Demarcações do distanciamento nas filas para o refeitório;
• Distribuição da refeição em marmitas – retirado o self service;
• Pontos de higienização das mãos (pia com sabonete líquido ou dispensers de álcool gel devidamente abastecidos);
• Adoção de turnos para entrada e horário de almoço;
• Obrigatoriedade do uso de máscara;
• Distanciamento social;
• Sinalização e cartazes de aviso;
• Higienização das áreas comuns com álcool 70%;
• Pulverização de quaternário de amônia nas áreas comuns;
• Monitoramento da vacinação;
• Identificação e monitoramento dos casos confirmados.

Stefani também destacou que os funcionários foram conscientizados em relação ao transporte coletivo, ressaltando que muitos têm ido ao trabalho de carona solidária. “É um problema que existe. O trabalhador tem todo o cuidado aqui, mas entra num ônibus lotado, por exemplo. Muitos têm vindo de carona e algo que acontecia muito era que eles não usavam máscaras dentro do carro. Um tinha sintomas e, em dois dias, todos que estavam no mesmo veículo testavam positivo para Covid-19. Então, os conscientizamos em usar a máscara dentro do carro e evitar conversar”, relatou.

A engenheira contou que teve que proibir os funcionários de jogarem dominó porque eles tiravam as máscaras, conversavam muito, pegavam nas peças e isso era um alto risco de transmissão. Ela disse que também pede que evitem conversas na hora do almoço e que usem a máscara assim que terminem as refeições. As reuniões passaram a ser online para evitar que pessoas de outras obras se desloquem e se coloquem em risco.

Stefani enfatizou que a empresa acredita que todas as medidas adotadas contribuíram para a redução dos casos. “A gente consegue ter maior tranquilidade de saber que estamos produzindo e garantindo a saúde dos nossos colaboradores”, finalizou.