Assessor parlamentar do Sinduscon-DF apresenta cenário político para as eleições de 2022

Carolina Araújo

Hoje (22), a reunião de diretoria do Sinduscon-DF contou com a presença do assessor parlamentar do sindicato, Marcelo Moraes. Cenário político das eleições de 2022 foi o tema.

Marcelo Moraes começou sua explanação pelo cenário político federal. Ele lembrou que os futuros candidatos têm até o início de março para migrarem de partido. Também falou sobre os prováveis candidatos à Presidência da República e que, como alguns ministros também devem concorrer nas próximas eleições, será necessário realizar uma reforma ministerial.

Sobre o Distrito Federal, ele apresentou quem são o pré-candidatos ao GDF e avaliou que deve haver segundo turno na capital. Moraes disse que na esfera federal podem ocorrer várias surpresas. “Essa é a bancada mais importante para qualquer partido político. Todo o fundo eleitoral e partidário é dividido pelos partidos, de acordo com o tamanho da bancada federal eleita”, explicou.

Marcelo destacou que, por ser ano eleitoral, a produção no Legislativo Distrital deve ser reduzida:

As sessões podem ter baixo quórum porque os deputados distritais já passam mais tempo nas ruas;
• A PLC 69/2020 (revisão da LUOS) tem chance de aprovação, mas é preciso um trabalho junto aos deputados;
• Projetos ainda não encaminhados, como PDOT e PPCUB, deverão ficar para a próxima legislatura.

O assessor afirmou que o cenário ainda está indefinido, mas que no final de abril já vai ser possível ter uma melhor definição dos candidatos e seus respectivos cargos.