Em 2.560 horas de aula, parceria fortalece a mão de obra da construção civil no DF
Comunicação Sinduscon-DF
O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) comemora os expressivos resultados do Centro de Formação Profissional Sinduscon-DF/Senai, que completa dois anos nesta sexta-feira (16/10). O projeto, voltado ao fortalecimento do setor e à qualificação profissional, já soma 2.560 horas-aula ministradas, distribuídas em 13 turmas especializadas em áreas estratégicas para canteiros de obras.
• Assista! Do Sonho ao Concreto
• Veja mais notícias no site do Sinduscon-DF
• Confira as áreas de atuação do Sinduscon-DF
Ao longo desse período, os cursos atenderam demandas essenciais de canteiro de obras, com treinamentos práticos em montagem de drywall, pintura imobiliária, eletricista predial e industrial, serralheria e assentamento de revestimentos cerâmicos. Para impulsionar o alcance do ensino e promover a inserção no mercado, o centro de formação contou com parcerias junto ao programa Renova-DF – Vivência Profissional, à Marinha do Brasil e ao Exército Brasileiro.




















O sucesso e o impacto do modelo adotado pelo centro de formação profissional ganharam projeção nacional, atraindo a atenção de importantes órgãos e entidades nacionais. Entre as instituições que conheceram de perto a estrutura e as ações desenvolvidas no local estão a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e o Tribunal de Contas da União (TCU), reafirmando o centro de formação como referência em ensino técnico no DF.
“Alcançar esses números em dois anos mostra que a parceria do Sinduscon-DF com o Senai é um motor decisivo para a modernização do nosso setor. Nosso compromisso é formar força de trabalho preparada para as novas tecnologias construtivas, com geração de emprego e aumento do padrão de qualidade das obras na nossa capital”, destaca o presidente do Sinduscon-DF, Adalberto Cleber Valadão Júnior. “O avanço do Centro de Formação prova que investir nas pessoas é o caminho mais seguro para fortalecer toda a cadeia da construção no Distrito Federal”, acrescenta.
Para o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, a parceria reflete a missão do Senai de promover a educação profissional e tecnológica de forma a contribuir para a sustentabilidade e a competitividade das indústrias. “Nos editais de gratuidade que lançamos, buscamos atender de forma transversal as demandas dos setores. Em outra frente, em ações como essa do Centro de Formação Profissional, desenvolvemos formações mais específicas. Identificamos as necessidades setoriais, por meio do sindicato, e customizamos os cursos de acordo com a necessidade das construtoras, com o perfil de uma construção civil mais industrializada”, explica.
Com a continuidade dos ciclos de aprendizado e novas turmas em andamento, o sindicato reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do segmento e com a valorização da força de trabalho da construção civil no Distrito Federal.
Acompanhe o Sinduscon-DF nas mídias sociais
