Fórum no Sinduscon-DF debate crédito verde, certificações e vantagens financeiras para construção civil

TAMANHO DA FONTE: A+ A A-

Evento terá palestras técnicas e painel com BRB, Caixa e IFC/World Bank, além de oferecer visitas técnicas aos participantes. Vagas limitadas

Comunicação Sinduscon-DF

O 3° Fórum Técnico Construindo Laços, a ser realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) na sexta-feira (28/11), abordará como as empresas podem se beneficiar de vantagens financeiras e juros mais baratos mediante certificação ambiental, levando para o debate representantes do Banco Mundial, BRB e outros. O evento será das 8h às 18h, no auditório da entidade, com programação rica e imperdível que promete guiar empresários neste novo panorama de exigências e oportunidades. Inscrições por meio da página do Sinduscon-DF no Sympla. Vagas limitadas. Haverá intervalo para almoço e pausa para o café durante a tarde.

• Assista! Do Sonho ao Concreto

• Veja mais notícias no site do Sinduscon-DF

• Confira as áreas de atuação do Sinduscon-DF

O que você vai encontrar no evento:

Tendências estratégicas de industrialização e métodos construtivos inovadores;

Como reduzir custos e aumentar produtividade com práticas sustentáveis;

Entendimento direto sobre certificações (LEED, AQUA-HQE, Selo Casa Azul, ESG);

Orientações sobre energia, eficiência, PBQP-h, PBE Edifica e requisitos regulatórios

Debate com BRB, Caixa e IFC/World Bank sobre crédito verde com custos menores;

Networking qualificado com empresários, fornecedores, bancos e especialistas.

No dia 28 de novembro, haverá palestras técnicas sobre tendências da industrialização, importância das certificações, orientações de regulação e debates com representantes de instituições financeiras. No dia 29, os participantes do evento realizarão visitas técnicas em obras, empresas e indústrias certificadas, permitindo entender as principais características e facilidades destas implementações.

Um dos pontos altos do evento é a participação de instituições bancárias que detalharão as vantagens do crédito verde e a gestão ESG para a transformação setorial. Seus representantes explicarão como os bancos vão apresentar benefícios financeiros para construtoras que detenham tais certificações.

Calculadora de carbono

“Os participantes entenderão sobre a calculadora de carbono e suas aplicações para a construção civil”, diz a diretora de Materiais, Tecnologia e Produtividade do Sinduscon-DF, Cândida de Almeida Maciel, que lidera a organização do evento. Além disto, será abordada a interferência próxima do Selo Procel no setor, com alterações normativas que exigem adequação.

O presidente do Sinduscon-DF, Adalberto Cleber Valadão Júnior, reforça o convite, ressaltando que a programação está muito boa e rica. Ele salienta que muitos tópicos são essenciais para que todos os envolvidos estejam cientes das grandes transformações no setor.

Mais detalhes

A programação técnica do dia 28 de novembro inclui uma sessão sobre a gestão de processos na construção civil, com foco na eficiência operacional. Engenheiros debaterão como o PBQP-h impulsiona a qualidade e o desempenho das empresas. Haverá um debate sobre a gestão de riscos de evidências do Siac/PBQP-H para desempenho acústico. Outros painéis abordarão a indústria em evolução para o mercado mundial e a nova produtividade do setor.

O foco em construções sustentáveis será detalhado por especialistas, com apresentação sobre a avaliação das certificações ambientais no Brasil. Serão discutidas as construções sustentáveis e como se aplicam as certificações de selo verde. Outra palestra técnica vai mostrar obras enxutas e sustentáveis, bem como técnicas para a nova produtividade.

Inovação tecnológica

A industrialização e a inovação tecnológica da construção ganharão destaque em painéis no período da tarde. Um dos temas programados é sobre armadura pronta soldada, com foco na velocidade e na qualidade da construção civil. Também haverá apresentação de índices mínimos de eficiência energética para novas edificações. Outra palestra abordará a inovação em sustentabilidade e industrialização 5.0 e suas estratégias de agregação de valor.

Os representantes do BRB, da Caixa e do IFC/World Bank participarão de painel sobre crédito verde e gestão ESG para a transformação do setor. Este momento abordará a competitividade da indústria. “O tema de crédito verde e ESG é fundamental para a construção civil”, diz Cândida.

Diretores do Sinduscon-DF participarão da mediação e coordenação dos painéis técnicos, incluindo Luciano Dantas de Alencar e Helena Mazarro Peres de Saboya. As visitas técnicas do dia 29 de novembro encerram o evento, trazendo uma visão prática da teoria apresentada.

Parcerias:

Patrocínio Ouro: Sesi, Senai, Bucle Deck
Patrocínio Prata: Romma, Mútua e SKS Grupo
Patrocínio Bronze: GlobalMix

Acompanhe o Sinduscon-DF nas mídias sociais

> Instagram

> Facebook

> Linkedin

> X

> Flickr

> Youtube