Sinduscon-DF recomenda que empresários concedam reajuste salarial espontâneo a engenheiros

TAMANHO DA FONTE: A+ A A-

Ainda está em andamento negociação com Senge-DF sobre Convenção Coletiva de Trabalho

Comunicação Sinduscon-DF

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) recomenda aos empresários do setor que seja concedido reajuste salarial espontâneo aos engenheiros empregados que não recebam o piso salarial, considerando como base o INPC acumulado de 1º de maio de 2024 a 31 de abril de 2025. Segundo a instituição, a orientação ocorre em razão de ainda não haver negociação sobre Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com os profissionais e que uma atualização incluirá cláusula compensando reajuste salarial concedido espontaneamente.

• Assista! Do Sonho ao Concreto

• Veja mais notícias no site do Sinduscon-DF

• Confira as áreas de atuação do Sinduscon-DF

Por causa da ausência de CCT em vigor com os engenheiros, o Sinduscon-DF, por meio de sua Diretoria de Política e Relações Trabalhistas (DPRT), recomenda também que sejam concedidos aos engenheiros empregados a alimentação prevista na CCT 2025/2027 celebrada com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário de Brasília (Sticombe).

Negociação em andamento

O Sinduscon-DF informa que está em andamento uma negociação com o Sindicato dos Engenheiros do Distrito Federal (Senge-DF) sobre a convenção coletiva de trabalho, conforme prerrogativa prevista na Consolidação das Leis do Trabalho.

Historicamente, o Sinduscon-DF celebra Convenção Coletiva de Trabalho com os trabalhadores e com a categoria diferenciada dos engenheiros, representados pelo Senge-DF, sempre estabelecendo condições de trabalho que vigoram por dois anos.

A última Convenção Coletiva de Trabalho celebrada com o Senge-DF vigorou de 1º de maio de 2023 a 31 de abril de 2025. Em razão de dificuldades enfrentadas pelo Senge-DF, absolutamente alheias ao Sinduscon-DF, não foi celebrado o termo aditivo à convenção coletiva referente ao biênio 2023/2025. Por isso, não foram reajustadas, em 2024, as cláusulas de natureza econômica da referida convenção, o que também levou à falta de negociação para o reajuste salarial.

Reivindicações 

No dia 3 de junho de 2025, segundo o Sinduscon-DF, iniciaram-se as negociações sobre as reivindicações da categoria dos engenheiros para o estabelecimento de Convenção Coletiva de Trabalho com vigência de 1° de maio de 2025 a 30 de abril de 2027.

Após o início da negociação, os sindicatos, por meio de suas comissões de negociação, se reuniram em duas ocasiões, nos dias 10 de junho de 2025 e 12 de agosto de 2025. Dessa forma, avançaram na negociação em relação às reinvindicações da categoria e a diversas cláusulas da CCT que se pretende estabelecer.

Proposta de reajuste salarial

Na última rodada de negociação, o Sinduscon-DF apresentou sua proposta de reajuste salarial, que foi aceita de forma preliminar pela Comissão de Negociação do Senge-DF. No entanto, foi informado que, por questões formais, a proposta seria submetida à assembleia.

Desde então, o Sinduscon-DF vem tentando dar prosseguimento na conclusão da negociação, mas, apesar de inúmeros contatos, não recebe resposta por parte do Senge-DF. Já foi realizada, inclusive, notificação extrajudicial para o sindicato dos engenheiros, sem qualquer resposta até a presente data.

Para mais informações, ligue para (61) 3234-8310 – ramal 205 –, ou envie e-mail para o Sinduscon-DF (trabalhista@sinduscon.org.br).

Acompanhe o Sinduscon-DF nas mídias sociais

> Instagram

> Facebook

> Linkedin

> X

> Flickr

> Youtube