Documento diz que o banco é parceiro direto da população e cita Banco Master
Comunicação Sinduscon-DF
O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) e outras entidades divulgaram, neste sábado (3/5), um manifesto conjunto em apoio ao Banco de Brasília (BRB). No documento, as instituições destacam que “o BRB tem sido um parceiro direto da população”.
As entidades manifestaram apoio ao crescimento do BRB, seja por meio de expansão orgânica seja por fusões e aquisições, incluindo a recente proposta envolvendo o Banco Master. “Essa união complementar resultará em um banco mais robusto, competitivo, diversificado e preparado para impulsionar, ainda mais, o crescimento e o desenvolvimento econômico e social do Distrito Federal”, diz um trecho.
• Assista! Do Sonho ao Concreto
• Veja mais notícias no site do Sinduscon-DF
• Confira as áreas de atuação do Sinduscon-DF
Além do Sinduscon-DF, assinam a carta o Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF), a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF), a Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco-DF) e o Sindicato das Indústrias de Artefatos, Cimentos, Concretos e Mármores do Distrito Federal (Sindarcom-DF).
A seguir, confira a íntegra do texto:
Carta Aberta em Apoio ao Crescimento do BRB
O Banco de Brasília (BRB) tem se consolidado, nos últimos 6 anos, como uma das instituições financeiras mais eficientes e inovadoras do país. Desde 2019, o BRB passou por uma profunda transformação, alcançando resultados expressivos em diversas frentes: crescimento financeiro, expansão nacional, compromisso social e apoio ao setor produtivo do Distrito Federal.
Nesse período, o BRB multiplicou sua base de clientes, que passou de 600 mil para quase 9 milhões de pessoas, em todos os estados do Brasil e no exterior. Seu lucro líquido recorrente ultrapassou R$ 1,8 bilhão entre 2019 e 2022, permitindo o repasse de mais de R$ 770 milhões em dividendos ao Governo do Distrito Federal, recursos que retornam à sociedade na forma de investimentos em saúde, educação, mobilidade e infraestrutura.
Além dos números, o BRB tem sido um parceiro direto da população. Atuou com firmeza durante a pandemia, apoiando o setor produtivo e contribuindo para a construção do Hospital Acoplado de Samambaia, com mais de 100 leitos. Também gerenciou programas sociais essenciais, como o Prato Cheio, Cartão Gás, Cartão Creche e outros, que garantiram dignidade a milhares de famílias em situação de vulnerabilidade. No transporte público, através de sua expertise tecnológica e organizacional, transformou o sistema de bilhetagem, facilitou o acesso de estudantes, idosos e pessoas com deficiência aos modais urbanos, promovendo mobilidade e inclusão social.
Esse desempenho mostra que é possível aliar resultado financeiro com o compromisso público. O BRB é, hoje, uma ferramenta moderna de desenvolvimento e fomento regional, que gera empregos, apoia o empreendedorismo, financia projetos de infraestrutura e construção além de devolver lucros para o Distrito Federal. Ou seja, se transformou em uma poderosa ferramenta de desenvolvimento para a nossa capital.
Diante disso, as entidades signatárias desta carta manifestam publicamente seu apoio ao crescimento do BRB, seja por meio de expansão orgânica ou por fusões e aquisições, aí incluída a recente proposta envolvendo o Banco Master. Essa união complementar resultará em um banco mais robusto, competitivo, diversificado e preparado para impulsionar, ainda mais, o crescimento e o desenvolvimento econômico e social do Distrito Federal. Mais do que crescer, trata-se de ampliar a capacidade de servir a população do Distrito Federal, gerar bons negócios, atrair investimentos e criar novas oportunidades de desenvolvimento da nossa Cidade.
Lembramos aqui que essa operação deverá ser autorizada pelo Banco Central do Brasil, a Autarquia Federal que é a guardiã do sistema financeiro nacional e conhecida pela credibilidade e seriedade no tratamento de sua missão. Dessa forma, reafirmamos nossa confiança no BRB como um agente transformador da realidade econômica e social do Distrito Federal. Um banco público forte, moderno e eficiente que é patrimônio da sociedade — e sua expansão deve ser motivo de orgulho para todos nós.
Brasília 03 de Maio de 2025
Subscrevem essa carta:
CODESE-DF – Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico do Distrito Federal
ADEMI-DF – Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal
SINDUSCON-DF – Sindicado da Construção Civil do Distrito Federal
ASBRACO-DF – Associação Brasiliense de Construtores
SINDARCOM-DF – Sindicato das Indústrias de Artefatos, Cimentos, Concretos e Mármores do Distrito Federal
Acompanhe o Sinduscon-DF nas mídias sociais
