Entenda desafios da energia solar com aumento no custo de sistemas fotovoltaicos

Foto: reprodução
TAMANHO DA FONTE: A+ A A-

Especialista do Sinduscon-DF explica cenário para investimentos vantajosos no setor

Comunicação Sinduscon-DF

O mercado de energia solar no Brasil tem enfrentado desafios que resultaram em um aumento de aproximadamente 13% no custo dos sistemas fotovoltaicos residenciais. Segundo o coordenador da Comissão de Energias Renováveis do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), Mateus Alves de Sordi, esse incremento é atribuído a mudanças na tributação, como o aumento da alíquota do Imposto de Importação de módulos fotovoltaicos de 9,6% para 25%, e à redução de incentivos fiscais na China, principal fornecedora desses equipamentos.

Apesar desse reajuste, segundo o conselheiro, investir em energia solar continua sendo uma opção vantajosa para os consumidores brasileiros. “Nos últimos dois anos, os preços dos painéis solares registraram uma queda significativa, tornando a tecnologia mais acessível. Em 2023, por exemplo, houve uma redução média de 40% no preço dos painéis solares no Brasil, impulsionada pelo aumento da capacidade produtiva chinesa, que detém 90% da produção mundial desses equipamentos”, disse.

> Assista! Do Sonho ao Concreto

> Veja mais notícias no site do Sinduscon-DF

> Confira as áreas de atuação do Sinduscon-DF

Na avaliação do especialista, essa diminuição nos custos dos equipamentos tem contribuído para a manutenção de um retorno sobre o investimento (payback) atrativo. “Mesmo com o recente aumento nos preços, o tempo de retorno de um sistema fotovoltaico residencial permanece competitivo. Estudos indicam que, para um sistema de 4 kWp, o payback pode passar de 3 anos para aproximadamente 3,2 anos, um acréscimo pouco significativo diante dos benefícios oferecidos”, afirmou.

Além disso, a instalação de sistemas de energia solar proporciona economia imediata na conta de luz, proteção contra aumentos tarifários futuros e contribui para a sustentabilidade ambiental. “Portanto, apesar dos recentes aumentos nos custos, a energia solar continua sendo um investimento inteligente e sustentável para os consumidores brasileiros”, destacou.

Acompanhe o Sinduscon-DF nas mídias sociais

> Instagram

> Facebook

> Linkedin

> Twitter

> Flickr

> Youtube

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá, 👋
em que podemos te ajudar?