Mercado de Trabalho: Sinduscon-DF lançará Centro de Formação Profissional

300 alunos vão receber bolsa de um salário-mínimo, cada um, e passe livre estudantil para se qualificar, em iniciativa realizada em parceria do Sinduscon-DF com o Senai e o GDF, por meio de expansão do programa Renova

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) lançará, nesta quarta-feira (16/10), às 9h30, o Centro de Formação Profissional para capacitar futuros trabalhadores do setor e aumentar as oportunidades de ingresso deles no mercado de trabalho. Cada aluno receberá bolsa de um salário-mínimo e passe livre estudantil. A iniciativa, em parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF), é realizada em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF), responsável pelas aulas, e representa uma expansão do programa Renova DF.

Com participação de autoridades, empresários da construção civil e alunos, a cerimônia de lançamento do Centro de Formação Profissional será realizada no novo prédio, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Trecho 17, na Rua 14, Lote 25. As aulas serão de outubro até o dia 10 de fevereiro de 2025.

Os cursos serão ofertados aos alunos, gratuitamente, por meio do Programa Senai de Gratuidade Regimental. Neste projeto, também são parceiras do Sinduscon-DF a Associação de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi) e a Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco).

Inicialmente, participarão do curso os 300 primeiros alunos classificados para a vivência profissional do programa Renova DF, destinada aos concluintes do segundo ciclo de 2024 do curso de qualificação profissional. A seleção é baseada no rendimento e aproveitamento, considerando aptos aqueles que demonstraram assiduidade total, domínio das atividades e alcançaram a nota máxima nas avaliações. Além dos selecionados, 60 candidatos compõem o cadastro reserva.

> Veja mais notícias no site do Sinduscon-DF

> Confira as áreas de atuação do Sinduscon-DF

Na prática, os alunos cursarão o módulo básico e três etapas de vivência profissional em uma das 26 empresas da construção civil que decidiram ofertar oportunidades aos selecionados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF). Eles terão uma rotina de aprendizagem que intercala um dia na escola e um dia nas empresas.

Serão oferecidos oito cursos: construtor de alvenaria, auxiliar de manutenção, assentador de revestimento cerâmico, montador drywall, eletricista predial, armador de ferro, instalador hidráulico e pintor de obras imobiliárias.

O presidente do Sinduscon-DF, Adalberto Valadão Júnior, diz que o lançamento da unidade representa um marco para geração de mais emprego e renda no Distrito Federal, com apoio do setor da construção, que é responsável por 51,3% do PIB da indústria do DF.

“Este novo centro de formação é extremamente importante para profissionais da construção civil, já que atenderá a demandas de qualificação muito específicas e fundamentais para o trabalho das empresas, que são um dos principais vetores de desenvolvimento do Distrito Federal”, diz o presidente do Sinduscon-DF. “Além de garantir formação profissional, essa iniciativa comprova a responsabilidade social da construção civil, que também atua para mais inclusão das pessoas em situação de vulnerabilidade e redução das desigualdades no DF”, diz Adalberto Valadão Júnior.

A formação das turmas será realizada, continuamente, a partir das demandas das empresas do setor. “O Sinduscon-DF ouviu as empresas do setor para identificar as áreas com maior necessidade de formação e carência de oferta de profissionais. Dessa forma, o sindicato e o Senai-DF, em parceria com o GDF, trabalharão para formar profissionais altamente qualificados para todo o ecossistema da indústria da construção civil e garantir emprego e renda para centenas de trabalhadores”, diz ele. “Também é o nosso papel atuar para melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio de trabalho digno”, afirma.

Acompanhe o Sinduscon-DF nas mídias sociais

> Flickr