Ainda não se sabe a real causa do acidente. O Corpo de Bombeiros do DF confirmou que ambos utilizavam os equipamentos de segurança no momento da queda. Somente após a perícia, que deve sair em 30 dias, a corporação poderá confirmar.
De acordo com dados do Sindicato dos Trabalhadores (Sticombe), o caso de hoje é o terceiro registro de acidente fatal em 2019.
Estimativas do Sinduscon-DF apontam que as três principais causas de acidentes com óbito no setor são: queda de altura, soterramento e choque elétrico, respectivamente.
Ciente dos riscos envolvidos no trabalho realizado nos canteiros de obras, principalmente em altura, o Sinduscon-DF reforça a importância de uma das bandeiras levantadas pela entidade: a segurança no trabalho. Neste sentido, a atuação do sindicato acontece de forma cooperativa e instrutiva, junto às empresas associadas, não lhe cabendo o papel de fiscalizar ou punir, uma vez que não possui poder de polícia.
O Sinduscon-DF destaca o compromisso da Antares Engenharia com as normas de segurança, todavia, o canteiro de obras é área de alto risco e qualquer empresa está sujeita a tal fatalidade, que mexe com todo o setor da construção civil.
O Sinduscon-DF reitera suas condolências aos amigos e familiares do trabalhador Juscélio Oliveira Dantas.