Patrícia Figuerêdo
Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF
Considerada o braço social da construção civil do DF, entidade oferece diversos serviços gratuitos aos trabalhadores e empresários do setor
Por meio de uma contribuição mensal de 1% da folha de pagamento das empresas, o Serviço Social da Indústria da Construção (Seconci-DF) garante atendimentos, em sua maioria gratuitos, aos trabalhadores do setor nas áreas de Educação, Medicina, Odontologia, Segurança do Trabalho e Serviço Social. Este custo é o que mantém a entidade, há quase 30 anos, atuando em favor dos operários da construção civil no Distrito Federal.
Em 1988, o Sinduscon-DF e o Sindicato dos Trabalhadores (STICMB), inspirados pelo serviço social exclusivo para o setor em São Paulo, que já atuava há 20 anos, decidiram trazer a iniciativa para o Distrito Federal. Com a fundação do Seconci-DF, a qualidade de vida dos trabalhadores e das empresas começou a mudar.
No ano que vem, 2018, o Seconci-DF irá comemorar 30 anos de existência. No currículo da entidade, mais de 4 milhões de atendimentos prestados aos operários nas diversas áreas de atuação. Para se ter noção da relevância do trabalho desenvolvido, desde que foi fundado, não há registros de greve no setor. Este cenário mostra que o serviço social da construção civil, no DF, serviu para mudar não só a realidade dos trabalhadores, mas do segmento como um todo.
Em um depoimento gravado no ano de 2014, o então presidente do STICMB, Edgard Viana (in memoriam), reforçou: “O Seconci-DF não pode deixar de existir, porque ele cumpre um papel social muito importante na capital do Brasil”. O saudoso Edgard tinha muito orgulho da entidade que ajudou a fundar e a qual, carinhosamente, chamava de “a menina dos olhos de ouro”.
Entre os diversos serviços oferecidos pelo Seconci-DF, vale destacar o Programa de Alfabetização, que já contabiliza cerca de 13,4 mil trabalhadores do setor alfabetizados. O projeto também inclui o acompanhamento do 1º e 2º segmentos do Ensino Fundamental. Ao término de cada etapa, o aluno é avaliado por meio de prova e o certificado é emitido pelo Centro de Educação de Jovens e Adultos da Asa Sul (Cesas).
Entre as responsabilidades de cada um dos envolvidos no programa, cabe à empresa identificar a necessidade e promover a formação da turma, bem como definir o espaço físico, lousa e remuneração do professor. Já ao Seconci-DF remete a coordenação pedagógica, fornecer o material didático, alocar os professores e certificar os alunos, por meio de convênio com a Secretaria de Educação (SEE-DF).
As turmas contam com, no máximo, 25 alunos. As aulas acontecem no próprio canteiro de obras, no horário de almoço ou logo após o expediente, de segunda a quinta-feira. A sexta-feira é destinada à Coordenação Pedagógica. O esforço dos alunos é coroado em uma Solenidade de Formatura, realizada pelo Seconci-DF.
Uma experiência ligada à leitura com o carpinteiro Francisco Pinho foi o pontapé inicial para que Julio Peres, atual diretor e ex-presidente do Sinduscon-DF, implantasse uma sala de aula no canteiro de obras de sua construtora, a Ipê, associada ao sindicato. “Esse projeto me fez pisar pela primeira vez em uma sala de aula e tem me ajudado muito. Melhorou o meu trabalho e, com certeza, indico para outras pessoas. Vou continuar seguindo todas as etapas”, garantiu Francisco, que pensa em chegar a cursar Engenharia.
Para o presidente do Seconci-DF, Deyr Corrêa, as empresas deveriam utilizar a entidade como um cartão de visita. “Os serviços oferecidos demonstram a responsabilidade e consciência social do empresário. É importante, para desmitificar a imagem que a mídia, na maioria das vezes e de forma generalizada, distorce sobre nós”, defendeu.
Já o presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho, faz um comparativo: “As empresas contribuem com apenas 1% da folha de pagamento ao Seconci-DF, enquanto outros 35% são para a Previdência Social. Vejam só a diferença de retorno que o serviço social traz para os empresários”, destacou.
A maioria dos serviços disponibilizados pelo Seconci-DF são gratuitos. Todos que trabalham no setor – e estão com a contribuição em dia – podem usufruir dos atendimentos prestados.
Conheça as áreas de atuação:
Educação
São quase três décadas levando ensino e qualidade de vida ao trabalhador, por meio de salas de alfabetização, 1º e 2º segmentos do Ensino Fundamental. O diferencial do trabalho oferecido pelo Seconci-DF é que o operário conta com aulas dentro da própria empresa, em espaços montados, especificamente, para sua aprendizagem.
Medicina
Dentro da Gerência Médica vale destacar o Seconci Itinerante, serviço realizado pela equipe médica e de assistência social da entidade. Os profissionais vão até o canteiro de obras ou sede das empresas para realizar aferição de pressão arterial, glicemia, colesterol e Índice de Massa Corporal (IMC), além de orientações sociais aos colaboradores.
Odontologia
O Seconci-DF possui consultórios odontológicos na sede (Placa da Mercedes / Núcleo Bandeirante), uma unidade no Sindicato dos Trabalhadores (Asa Norte) e dez trailers que vão até os canteiros de obras. Aplicação de flúor, dentística (restaurações), exodontia (extração), endodontia (canal), prótese dentária, profilaxia e remoção de tártaro, bem como palestra sobre saúde bucal estão entre os serviços oferecidos. Qualquer trabalhador que atue no setor ou em empresas contribuintes pode ser atendido pelos dentistas da entidade.
Segurança do Trabalho
Na Gerência de Segurança do Trabalho, além da realização dos programas PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho) e PPRA (Programa de Prevenção de Riscos de Acidentes), o Seconci-DF oferece palestras, cursos, distribuição de material informativo e apresentação de peças teatrais com temas de interesse do setor da construção civil.
Serviço Social
O Serviço Social do Seconci-DF trabalha na identificação de demandas sociais dos trabalhadores da construção civil, bem como de seus dependentes. O objetivo é auxiliá-los na defesa dos direitos e no desenvolvimento pessoal, diante das vulnerabilidades sociais. O trabalho contribui com o acesso às informações sobre direitos, benefícios socioassistenciais, trabalho, educação, saúde e cidadania. No mês de agosto, será inaugurado um espaço para o trabalhador aposentado com diversas atividades recreativas, de saúde e lazer.
Quer fazer parte deste time? Entre em contato com o Seconci-DF!
Endereço: Setor Placa da Mercedes, Conjunto 3, Lote 11 | Núcleo Bandeirante
Telefone: (61) 3399-1888
Site: www.seconci-df.org.br
n