Iesplan traz curso inovador de pós-graduação para Brasília

Natália Carvalho
Assessoria de Comunicação do Iesplan

Brasília vai sediar o curso de pós-graduação BIM Expert – Projetos de Infraestrutura. A iniciativa é do Instituto de Ensino Superior Planalto (Iesplan), que coloca a capital do Brasil à frente dos outros estados, já que é o primeiro lugar do país a lecionar uma pós-graduação nessa área de conhecimento. As aulas terão início dia 28 de setembro.

A especialização é presencial, com duração de um ano e meio, e é voltada aos graduados em Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica, de Produção, Sanitária, de Transportes, Arquitetura e Urbanismo, tecnólogos na área de infraestrutura e demais profissionais relacionados à indústria da construção. O processo seletivo se dará por análise curricular. O curso, que é reconhecido pelo Ministério da Educação, será ministrado pelo Iesplan, com cooperação técnica da Pro-Systems.

“O processo BIM já é uma realidade e, a meu ver, é um caminho sem volta. Aos poucos vamos quebrar esse paradigma em torno da resistência de alguns profissionais em sair do CAD (ferramenta pioneira na transição da prancheta para o computador) para utilizarem o BIM. O curso de pós-graduação vem de encontro à necessidade do mercado, já que alguns órgãos do governo já licitam em BIM, como o Dnit por exemplo, e quem se matricular vai sair na frente”, declarou o professor Paulo Falcão, coordenador do curso de Engenharia Civil da Iesplan.

Lançamento do curso

O Iesplan, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (Crea-DF) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-DF) vão promover um evento de lançamento para os interessados em conhecer mais a respeito da carência de profissionais com essa especialização no mercado, além de mais detalhes sobre o curso de pós-graduação. O evento acontecerá dia 27 de julho, das 8h30 às 12h, no auditório do Crea-DF. As vagas para o evento são limitadas e as inscrições deverão ser feitas pelo site www.posbim.com.br.

O que é BIM?

Building Information Modeling (BIM), traduzido para o português, significa a Modelagem da Informação da Construção. É um novo conceito no processo para projetos de construção civil. Diferente do CAD, os projetos em BIM trabalham a informação em modelos em 3D, tornando-os mais fáceis de assimilar e mais fiéis ao produto final. O projeto em BIM agrega todas as partes envolvidas no planejamento de uma construção, fornecendo informações aprofundadas sobre cada detalhe da construção.

Essa plataforma permite que vários profissionais trabalhem simultaneamente no mesmo projeto, utilizando um único banco de dados, adicionando as informações que competem à sua especialidade e vendo as atualizações em tempo real. Em resumo, BIM é uma plataforma tecnológica que está revolucionando o mercado, permitindo maior eficiência nos projetos, com o objetivo de reduzir os erros a zero e trazer economia de custo e de tempo nas obras. Em alguns países, como na Inglaterra, todos os projetos para o governo já são desenvolvidos e apresentados em BIM e não mais em CAD, modelo ainda adotado no Brasil, mas que aos poucos já está sendo substituído pelos padrões do processo BIM.

Instituição consolidada

O Iesplan deu início às suas atividades acadêmicas no primeiro semestre do ano 2000 com os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. Já os cursos de pós-graduação surgiram em 2010. Mas a história da instituição passa pelo seu antecessor, o Centro Assistencial e Educacional Planalto (Cesplan), que surgiu em 1968, quando oferecia apenas as etapas da educação básica à população de Brasília. Diante dos bons resultados obtidos ao longo de 26 anos ininterruptos que possibilitaram formar um bom conceito na opinião pública, criou-se, em 1996, o Departamento de Ensino Superior, atendendo assim aos anseios da comunidade que vinha pleiteando a implantação desse nível de educação. Em 1999, o Cesplan criou o Iesplan.

Sobre Pro-Systems

Fundada há 30 anos, a Pro-Systems é uma empresa pioneira na área de tecnologia especializada no fornecimento de soluções BIM, CAD e GIS incluindo o fornecimento de softwares, treinamento, consultoria e desenvolvimento de aplicativos. O foco da Pro-Systems está tanto na melhoria dos serviços prestados pelo Estado aos cidadãos, quanto na contribuição para um ágil e qualitativo trabalho desenvolvido pelas empresas que atuam com projetos nas áreas de Engenharia e Arquitetura. Em 2017, de olho na carência de profissionais especializados em BIM para o mercado de trabalho, a Pro-Systems firma parceria com o Iesplan, onde atuará na cooperação técnica do curso de pós-graduação em Bim Expert – Projetos de Infraestrutura.

Serviço:
Evento de lançamento do curso de pós-graduação BIM Expert – Projetos de Infraestrutura

Data: 27 de julho (quinta-feira)
Horário: das 8h30 às 12h
Local: Auditório do Crea-DF (SGAS 901 Conjunto D – Asa Sul)
Inscrições gratuitas
Vagas limitadas