Pesquisa IVV de setembro aponta para negócios estáveis no setor imobiliário do DF

Assessoria de Imprensa da Ademi-DF

Pesquisa Índice de Velocidade de Vendas (IVV) do Setor Imobiliário do Distrito Federal apresentada, hoje, mostra que os negócios no mercado imobiliário do DF estão se mantendo equilibrados. O IVV dos imóveis residenciais no 3º trimestre foi de 4,0% – apenas 0,7% abaixo do índice do 2º trimestre.  O índice está próximo ao indicador considerado como balizador do mercado imobiliário (5%) e, por isso, é considerado positivo pelas entidades do setor.

“Considerando a situação econômica do Brasil, o mercado se comporta equilibradamente. A expectativa é que os últimos três meses do ano apresentem resultados ainda mais positivos”, afirma Paulo Muniz, presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF).

A Pesquisa IVV acompanha mensalmente, desde dezembro de 2014, o ritmo de vendas de imóveis novos nas várias regiões administrativas do DF, considerando lançamentos e os em oferta. A amostra é bem expressiva, abrangendo aproximadamente 50% do mercado local (formado por cerca de 60 incorporadoras). As vendas dos imóveis são informadas pelas incorporadoras participantes da pesquisa, conduzida pela Ademi-DF e pelo  Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF), com apoio do Sebrae-DF. A empresa Opinião Consultoria é responsável pela coleta, tabulação e análise das informações, obtidas junto às empresas que aderiram voluntariamente ao projeto.

Os dados mais recentes da pesquisa se referem a setembro de 2015, quando o IVV dos imóveis residenciais foi de 3,7% – com 4.663 unidades ofertadas e 171 unidades vendidas (gráfico a seguir).

Dados da pesquisa

A pesquisa do IVV tem o objetivo de aferir os negócios de imóveis novos residenciais e comerciais no DF e se a velocidade com que são vendidos está de acordo com as expectativas. Há, portanto, um IVV para imóveis residenciais e um IVV para imóveis comerciais.

As quantidades de imóveis informadas nos gráficos a seguir se referem aso negociados pelas empresas participantes da pesquisa e não representam o total de imóveis em oferta ou negociados em todo o DF (isso em razão de a pesquisa ainda não abranger 100% das incorporadoras). Os percentuais informados podem ser projetados para representação de todo o mercado imobiliário do DF.

Velocidade de vendas por número de quartos

A pesquisa do IVV de setembro mostra que apartamentos com 2 quartos têm velocidade maior de vendas (56,1%). A segunda maior velocidade são as unidades de 3 quartos, com 23,4%; seguida por 11,1% de 4 ou mais quartos.

Oferta de imóveis novos

Em setembro, havia 4.663 imóveis residenciais à venda pelas empresas consideradas na amostra da pesquisa, uma redução em relação ao mês de agosto.

Vendas totais

Em setembro, foram vendidas 171 unidades pelas empresas avaliadas. Apesar da queda em relação ao mês de agosto, o número está dentro da média dos últimos meses.

Valor do m2

A pesquisa aponta a variação do preço do m2 do imóvel residencial por região em setembro. No Sudoeste há o maior valor: R$ 17.750,00 (preço de oferta dos imóveis); o mais baixo foi ofertado em Santa Maria: R$ 3.222,00

IVV Comercial

O IVV dos imóveis comerciais chegou a 3,0%. Foram 1.632 unidades ofertadas e 49 unidades vendidas. Os dados foram informados pelas empresas participantes.

Pesquisa útil para compradores e vendedores de imóveis

A pesquisa do IVV é útil para compradores de imóveis, para as autoridades do DF, para incorporadores de imóveis, bem como para toda a cadeia produtiva, pois sinaliza o comportamento do mercado de forma global e setorizado por região administrativa e por tipo de planta, indicando onde há demanda por novas construções e de quais tipologias. Até a iniciativa da Ademi-DF, do Sinduscon-DF e do Sebrae-DF, não havia dados consolidados desse importante mercado, gerador de negócios, empregos e renda, em que se destacam as pequenas empresas.

Com a pesquisa, que pode ser acessada no site do Sinduscon-DF e também no das demais entidades parceiras, os compradores terão acesso a informações úteis para planejar com mais consistência a realização do sonho da casa própria ou a compra do escritório ou loja.