Sinduscon-DF realiza primeira reunião virtual do GT Conservação do Patrimônio

N
TAMANHO DA FONTE: A+ A A-

Lucas Junqueira
Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF

Na última segunda-feira (14), o Sinduscon-DF realizou a primeira reunião virtual do Grupo de Trabalho Conservação do Patrimônio. Durante o encontro, foram apresentados e discutidos os temas designados para a 1ª Jornada Científica Internacional França-Brasil, organizada pelo Icomos Brasil, prevista para ser realizada em maio de 2021, em Brasília. 

O objetivo do grupo é aproximar mercado e academia, visando incentivar empresas à aderirem oportunidades de negócios com as exigências das regras de restauração.

Na abertura, o presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos, ressaltou as poucas condições proporcionadas pelo governo para preservação de monumentos e a necessidade de mudança. ‘’Pouco se consegue investir em obras prioritárias, quem dirá destinar verba para preservação de monumentos. Lembrando, preservar monumentos é preservar a história’’, completou.

Em seguida, o diretor de Materiais, Tecnologia e Produtividade do Sinduscon-DF, Guilherme Coelho, falou sobre o trabalho da diretoria em relação a criação do grupo e reforçou a necessidade da aproximação entre mercado e academia. ‘Isso abre a possibilidade de discussões entre países e, principalmente, daqueles que possuem uma cultura de preservação muito mais avançada do que a nossa’, afirmou.

Leonardo Castriota, presidente do Icomos Brasil, entidade dedicada à preservação de monumentos históricos, apresentou a 1ª Jornada Científica Internacional França-Brasil, que será a primeira grande colaboração externa com o país. ‘’A colaboração não é só um simpósio teórico. A ideia é analisar casos e tirar conclusões concretas, inclusive, em viés comparativo’’, complementou.

Segundo ele, o GT será interessante para todos os participantes envolvidos e que poderão sair produtos de qualidade das reuniões. ‘Acredito que a parceria entre uma organização de especialistas, como a nossa, e a do Sinduscon-DF, que está presente nas empresas da construção civil, deveria ser permanente. É um exemplo para o mundo inteiro e poucos Icomos conseguiram isso’, concluiu.

A vice-presidente do Sinduscon-DF, Helena Peres; os suplentes da Dimat do Sinduscon-DF, Fernando Crosara e Renato Cortopassi; e o conselheiro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU-DF), Antônio Menezes, prestigiaram o encontro.

Para informações sobre a próxima reunião, que acontecerá na quinta-feira (17), às 17h, e mais detalhes sobre como participar, entre em contato pelo número (61) 3234-8310, ramal 205, ou pelo e-mail dimat@sinduscondf.org.br.

Leave a Comment

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá, 👋
em que podemos te ajudar?