Negociação coletiva segue instrumentos normativos referentes à pandemia

N

Agência CBIC

Nenhuma entidade do setor da construção que tem data base em julho firmou instrumentos normativos com previsão de reajustes ou outras questões de relações trabalhistas que não dizem respeito à pandemia da Covid-19. É o que indica o levantamento mensal divulgado nesta segunda-feira (14) no Radar Convenções Coletivas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da sua Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT).

A edição de setembro contempla informações sobre as negociações referentes às datas-base de janeiro a agosto de 2020, cujas convenções coletivas ou aditivos tenham sido celebrados até setembro deste ano.

De fevereiro a agosto foram firmados nove instrumentos normativos, sendo um relativo à data-base fevereiro, um a março, três relativos a data-base maio, três da data-base junho e um da data-base agosto.

Assim, do total de 48 negociações com data base entre janeiro e agosto, foram 25 concluídas, o que significa 52% do total. Dessas, duas possuem prazo de vigência de dois anos (2020-2022) e duas foram firmadas por sindicatos da categoria de obras rodoviárias, pavimentação, terraplanagem, pontes e outras obras de arte, dentro do subsetor de infraestrutura.

O radar também indica aumento no número de negociações coletivas concluídas e traz informações sobre:

Tempo médio de negociações para a celebração dos instrumentos normativos.

Negociações por regiões

Reajustes salariais

Ganho real

Reajustes diferenciados por faixa de salário

Pisos salariais

Principais Benefícios

Convenções Coletivas

O Radar Convenções Coletivas utiliza como critério de análise as convenções coletivas firmadas pelo sindicato associado à CBIC, cuja categoria seja a indústria da construção, que estejam disponibilizadas no Sistema Mediador da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho ou no sítio eletrônico da entidade empresarial e, ainda, que tenham como abrangência territorial a cidade sede da entidade.

Radar Convenções Coletivas, de periodicidade mensal, tem por objetivo dar um panorama geral dos principais dados extraídos das convenções coletivas firmadas pelos sindicatos associados à CBIC e está disponível no site da entidade.

O informativo integra o projeto ‘Monitoramento de Normativos e Dados de SST/RT – Radar Trabalhista’, realizado pela CBIC, por meio da sua Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).