Live marca estreia do projeto Integridade Sinduscon-DF

N
TAMANHO DA FONTE: A+ A A-

Lucas Junqueira
Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF

Na última quarta-feira (9), foi realizada a primeira transmissão ao vivo do novo projeto Integridade Sinduscon-DF que, ao longo do mês de setembro, debaterá assuntos relacionados a integridade. O evento foi transmitido pelo Youtube do sindicato.

Apresentado pela vice-presidente do Sinduscon-DF, Helena Peres, o programa recebeu o consultor Hermano Wrobel. No primeiro momento, foram discutidas as definições de ética e moral, bem como a diferença entre os conceitos e a transformação que tiveram ao longo dos anos.

Segundo Wrobel, para tratar da definição de ética, é necessário retornar ao tempo da Grécia antiga, onde filósofos como Platão, Sócrates e Aristóteles, se reuniam em ágora para debater os assuntos. ‘’Segundo eles, ética era o zelo pelo coletivo, pela convivência humana e não só um assunto individual’’, complementou.

O consultor ainda afirmou que a ética perpassa não apenas pelo indivíduo, mas sim por grupos sociais no qual se encaixa. Assim, seguiu para o conceito de moral. Para Wrobel, é um conjunto de regras, costumes e forma de pensar de cada grupo social. ‘Moral são as coisas que a pessoa deve ou não executar junto de seu círculo social. Essas regras definem o modo de agir desse grupo’’, ressaltou.

Dentre outros assuntos tratados estão: as escolas éticas, o encaixe dos conceitos de ética e moral em tempos de pandemia e a relação destes conceitos em empresas, código de ética, entre outros.

Ao discorrer sobre a reflexão estabelecida para este primeiro vídeo, que foi a pergunta ‘Como ser ético em um mundo onde a moral é tão questionada?’, Wrobel falou sobre a importância do questionamento pessoal e do estabelecimento de códigos de conduta em empresas. ‘’Têm que ser atuais e que orientem as pessoas nos maiores padrões de qualidade de ética empresarial’’, completou.

Helena Peres concordou com Wrobel e citou sobre a necessidade de que a sociedade inclua estes aspectos em sua cultura e sigam o novo conceito de integridade. ‘’Não é necessário ter ninguém vigiando para ter uma conduta ética’’, afirmou.

O evento foi aberto a perguntas. As principais dúvidas giraram em torno da prosperidade de modelos de integridade em meio a uma sociedade vítima de atos corruptos, a mudança de cultura e o prezar pelo caráter em ambientes pouco éticos.  

O projeto

No mês de setembro, serão realizadas transmissões semanais, às quartas-feiras, sobre os mais diversos assuntos do universo da integridade. No início de cada semana, perguntas serão disponibilizadas nas redes sociais do sindicato para reunir reflexões que embasarão os debates.

Como fechamento do projeto, no dia 7 de outubro, será realizada uma mesa redonda ao vivo com outros especialistas sobre integridade. Mais informações sobre os convidados serão divulgadas em breve.

Assista o vídeo da primeira transmissão na íntegra: https://bit.ly/3idk2E9

Leave a Comment

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá, 👋
em que podemos te ajudar?