Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF
Na manhã desta sexta-feira, foi a vez dos trabalhadores do Grupo Base receberem o #SextaRosa, iniciativa que leva palestras de prevenção ao câncer de mama aos canteiros de obra do Distrito Federal. A ação é uma parceria do Sinduscon-DF, Seconci-DF, Sticombe e Secretaria da Mulher do DF.
A estudante de Medicina, Isabella Calixto, integrante da Liga da Saúde da Mulher do DF, esclareceu sobre a doença aos mais de 200 trabalhadores presentes. “Importante a mulher ser amiga do próprio corpo e se olhar no espelho para observar possíveis mudanças”, ressaltou.
Isabella também listou os diversos fatores de risco para o câncer de mama e foi categórica ao reforçar: “Além da genética, o estilo de vida influencia bastante”, incentivando que as pessoas tenham momentos para o autocuidado, alimentação mais balanceada e prática de atividades físicas.
Em seguida, Lurdes Capitulino, membro da Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília – Recomeçar, contou da sua luta contra o câncer de mama. “Quando fui diagnosticada, já estava em fase avançada. Ou eu fazia a cirurgia ou podia morrer”, contou. Mas, hoje, celebra 18 anos após a cura, levando mensagem de esperança às mulheres que recebem o diagnóstico. “Seja perseverante”, destacou.
Valmira Costa, também da associação Recomeçar, contou sua história e deixou um recado ao público: “Cuidem do corpo de vocês. Qualquer anomalia, busque ajuda. Diagnóstico precoce evita muita coisa”.
Para encerrar, Eliana Nunes, diretora de Áreas Temáticas da Secretaria da Mulher, reiterou a importância dos homens na rotina das mulheres, ajudando no diagnóstico e dando a atenção necessária. Embora raro, o câncer de mama também atinge o púbico masculino.
O #SextaRosa continua na próxima semana, no canteiro de obras da Emplavi, no Setor Noroeste.