Os impactos do Programa de Integridade nas empresas são apresentados em live do Sinduscon-DF

Carolina Araújo

Na quinta-feira (1º), foi realizada a primeira live do Mês da Integridade Sinduscon-DF. “O que é o Programa de Integridade e como pode impactar sua empresa?” foi o tema apresentado pelo diretor executivo da UGP Brasil, Alfredo Dezolt.

A live teve início com as palavras da presidente do Conselho de Ética do Sinduscon-DF, Helena Peres, que deu as boas-vindas e convidou todos a participarem do Fórum Integridade, que será realizado em 05 de outubro. No evento, será lançado o Programa de Integridade do Sinduscon-DF e sua adequação à Lei Geral de Proteção de Dados.

Com a palavra, Alfredo Dezolt apresentou o histórico do Programa de Integridade no Brasil. “A palavra em inglês Compliance quer dizer que você tem que estar em conformidade com certas questões de lei e de moral, principalmente dentro dos negócios. Aqui no Brasil se chama Programa de Integridade”, explicou.

Ele lembrou que, durante a gestão da presidente Dilma Rousseff, foi promulgada a Lei 12.846/2013, apelidada de lei anticorrupção. Segundo Alfredo, foi a primeira vez que o termo Programa de Integridade foi citado na legislação nacional. Depois, veio o Decreto 8.520/2015, que regulamentou como seria um programa destes para a legislação brasileira.

Após a explanação o debate foi aberto para perguntas. Uma delas questionou sobre como envolver a alta direção de uma empresa na implantação e gestão do Programa de Integridade. Dezolt respondeu que existe muita dificuldade em sensibilizar a alta direção no sentido de engajamento, são muito centralizadores, mas se não engajar, a aplicação do programa pode ter dificuldades.

A próxima live do Mês da Integridade Sinduscon-DF será realizada no dia 14 de setembro, às 16h. O tema será “Impacto da Ética no ambiente de Negócios” e contará com as participações de Fátima Có, presidente do Crea-DF; Tereza Christina Cavalcanti, vice-presidente do Sinduscon-DF, com mediação de Mônica Eickhoff, diretora executiva da Passus Capacitação.

Clique aqui e assista a live na íntegra.