Sinduscon-DF renova mandato no Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan)

Mia Andrade

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) conquistou nesta segunda-feira (5) a renovação do mandato da entidade no Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Governo do Distrito Federal (Seduh-DF).

O Conplan é um colegiado composto por instituições públicas e representantes da sociedade civil que, juntos, promovem a implementação da política territorial e urbana. As instituições e entidades que participam tem voz nas decisões estruturantes para o desenvolvimento econômico do Distrito Federal.

A composição do conselho foi definida por meio do Edital de Chamamento Público nº. 001/2022, publicado pela Seduh-DF no início do mês de julho. Entidades representativas do setor urbanístico puderam se habilitar para o processo seletivo e o Sinduscon-DF se torna mais uma vez representante do setor da construção civil.

Para o presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos, representante titular do sindicato no Conplan, o conselho é a instância máxima no debate da organização urbana da cidade. “A cada ano sua importância aumenta, já que a questão da terra e a ilegalidade que permeia a forma com que vem sendo ocupada em Brasília já se tornou assunto da mesma relevância que saúde e educação”, explica.

Na visão do vice-presidente do sindicato, Adalberto Valadão Júnior, suplente, o Conplan é fundamental para que a sociedade civil, em conjunto com o governo, possa estabelecer as diretrizes da gestão urbanística e crescimento ordenado do DF. “A participação do Sinduscon-DF neste conselho se reveste da mais alta importância para o setor da construção civil. Nossa atuação é sempre pautada pelos valores da entidade, em busca do que é melhor para a cidade”, diz.

O que é Conplan

O Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) é o órgão colegiado superior do Sistema de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Sisplan). O colegiado possui função consultiva e deliberativa de auxiliar a Administração na formulação, análise, acompanhamento e atualização das diretrizes e dos instrumentos de implementação da política territorial e urbana.