Reunião Dimat/Sinduscon-DF tratou das atualidades da Norma de Desempenho Térmico

Carolina Araújo

A Diretoria de Materiais, Tecnologia e Produtividade (Dimat/Sinduscon-DF) realizou reunião mensal nesta sexta-feira (26). O evento foi em formato híbrido, presencial, na sala de reuniões Luiz Carlos Botelho Ferreira e online, pela plataforma Zoom.

“Atualidades da Norma de Desempenho Térmico” foi o tema apresentado pelo arquiteto e urbanista; mestre em Integração e Energias Renováveis na Arquitetura pela Fundación Politécnica de Catalunya; e membro da Comissão de Estudos sobre a Norma de Desempenho Térmico e Lumínico (ABNT), Leônidas Albano.

A abertura foi realizada pela suplente da Dimat , Cândida Maciel. “O tema é de extremo interesse para a construção civil. As alterações realizadas nas normas de desempenho na área térmica foram muito grandes”, comentou.

O diretor de materiais, tecnologia e produtividade do Sinduscon-DF, Renato Cortopassi, saudou o convidado. “É um prazer receber o professor Leônidas em nossa casa. Mensalmente, fazemos essa reunião da Dimat com um assunto de interesse dos associados”, declarou.

Com a palavra, Leônidas Albano ressaltou que é um prazer falar sobre o tema. “É um assunto que eu gosto muito, que está em estudo há algum tempo e chega a surpreender um pouco a quantidade de mudanças que já aconteceram nos últimos meses”, descreveu. Ele ainda disse que são mudanças muito complexas e difíceis de serem realizadas.

O arquiteto explicou que o desempenho é o comportamento em uso das edificações ao longo da sua vida útil ou o efeito de um comportamento. “Tudo isso só tem sentido se falarmos de ser humano. Quando o edifício não está sendo ocupado naquele momento, o desempenho não é estudado. Só existe se tem a pessoa, ou seja, mais importante do que a obra é a pessoa”, discorreu.

Albano também citou quais são as variáveis consideradas para o desempenho térmico:

✔️Componentes da envoltória (paredes e coberturas);
✔️Áreas envidraçadas;
✔️Ventilação;
✔️Cargas térmicas internas (pessoas, iluminação e equipamentos);
✔️Operação de aberturas;
✔️Clima da cidade.

Ao final, Renato e Cândida sugeriram a realização de um novo encontro para mesa redonda com discussão e interação entre as disciplinas de estruturas, térmica, acústica e o que interfere em cada uma dessas áreas, e como podem ser desenvolvidas edificações cada vez melhores.

Clique aqui e assista ao evento na íntegra!