Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF e Ademi-DF
O mercado imobiliário do Distrito Federal registrou desempenho positivo no mês de junho, encerrando o primeiro semestre de 2022 com boa velocidade de venda e lançamento de imóveis residenciais. Dados da pesquisa Índice de Velocidade de Vendas mostram que, a despeito do cenário econômico desafiador, a procura por imóveis seguiu aquecida, movimentando o mercado e estimulando a manutenção e geração de empregos na cadeia produtiva da construção civil. Em junho, foi registrado IVV de 7,2% e a comercialização de 343 imóveis novos.
“Os resultados da pesquisa demonstram que, mesmo sentindo o impacto dos movimentos da economia, nosso mercado manteve resiliência e musculatura, com dados positivos”, avalia Eduardo Aroeira Almeida, presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi DF). Ele destaca que a conjuntura de aumento continuado das taxas de juros e dos preços de materiais já influencia a tomada de decisão dos empresários e do consumidor, mas não reduziu as vantagens do investimento em imóveis. “O imóvel continua sendo um investimento seguro e rentável, que também cumpre a função social decisiva de garantir moradia digna para as pessoas”.
“Mesmo com o investidor tendo, no momento, boa rentabilidade em investimentos financeiros, a boa velocidade de vendas apresentada em junho mostra que o mercado imobiliário continua sendo uma excelente opção. Para morar ou investir, a segurança do imóvel continua em alta”, acrescenta o vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), Adalberto Valadão Júnior.
Termômetro do mercado – Iniciativa conjunta da ADEMI DF com o SINDUSCON-DF, a pesquisa Índice de Velocidade de Vendas é realizada pela Opinião Informação Estratégica:
· O Índice de Velocidade de Vendas é uma sondagem mensal junto às construtoras e incorporadoras mais representativas do Distrito Federal, funciona como um termômetro do mercado imobiliário e mede o ritmo de venda das empresas: quanto mais alto o índice, menor foi o tempo necessário para vender as unidades dos empreendimentos no mês.
· Um Índice de Velocidade de Vendas mensal de 5% traduz um mercado saudável e com ritmo de vendas positivo: quando o indicador está acima deste patamar, demonstra expansão mais acelerada na transação de imóveis. É um sinal da tomada de decisão do consumidor.
· Criada há sete anos, a pesquisa Índice de Velocidade de Vendas acompanha o desempenho de imóveis residenciais verticais (apartamentos) e novos.
No mês de junho foi registrado o lançamento de um empreendimento, com 40 novas unidades, no Recanto das Emas. A oferta de imóveis residenciais novos acumula 4.752 unidades. As regiões com maior volume de vendas foram o Noroeste, com a comercialização de 71 imóveis; Samambaia, com 67 unidades; e Planaltina, com 55 imóveis.