Carolina Araújo
Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF
Na última quinta-feira (07), o Sinduscon-DF recebeu o workshop “Gestão Lean e BIM – Entenda como superar os desafios do seu negócio com tecnologia e métodos de alta performance”, em seu auditório. Com um público de mais de 70 pessoas, o evento contou com o apoio da empresa AgiLean.
As palestras foram ministradas pelo especialista em planejamento e gestão estratégica, Gilberto Porto, que falou sobre “Aspectos chaves para viabilidade”; pela especialista em Lean e BIM, Natacha Sauer, que abordou a “Gestão de custos com BIM: do canteiro ao fluxo de caixa”; e o CEO da plataforma AgiLean, André Quinderé, que apresentou o tema “A transformação digital na gestão da construção civil”.
A abertura foi realizada pelo presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos, que frisou que a entidade tem um grupo de trabalho chamado BIM Colaborativo. “Este é um trabalho que pretendemos que seja referência e convido a todos que estão aqui a participarem desse projeto”, destacou.
Na primeira palestra, Gilberto Porto pontuou que o setor da construção civil é muito promissor e movimenta uma cadeia extensa. “O início de tudo tem que ser muito organizado e bem planejado. Quando isso acontece, vamos trabalhar através de elementos que irão prospectar indicadores objetivos, que vão refletir em uma análise mais profunda que foi feita em empreendimentos residenciais e comerciais, mas refletida em estudos de viabilidade”, explicou.
Natacha Sauer enfatizou a importância dos custos de uma obra. “A gente tem que transformar esses custos em um gráfico, que todo o líder quer, que é o fluxo de caixa. Nas quatro construtoras que passei nos dez anos de formada, eu sempre fui questionada sobre o fluxo de caixa”, relembrou.
Com a palavra, André Quinderé falou que é fundamental olhar para o modelo de negócio e de gestão para tentar achar alguma solução no dia a dia. “Eu sempre trago sobre o ciclo da incorporação imobiliária tradicional, que envolve muitos riscos porque os prazos de desenvolvimento de produtos são longos e geram um alto custo fixo; uma grande disposição de caixa; um custo financeiro alto e, isso tudo, gera uma baixa estratégia de retorno”, discorreu.
O CEO da AgiLean comentou que a empresa tem uma parceria com o Sinduscon-DF, que oferece desconto para acesso à plataforma de gestão aos associados. Entre em contato com a empresa e saiba mais: https://agilean.com.br/
Veja as fotos do evento no nosso álbum no Flickr: Clique aqui.