Atualizações sobre o PPCUB foram apresentadas em reunião conjunta da DIMAT e VPII

Carolina Araújo

Na última quinta-feira (30), a Diretoria de Materiais, Tecnologia e Produtividade (Dimat/Sinduscon-DF) realizou reunião mensal, em conjunto com a Vice-presidência da Indústria Imobiliária (VPII).

“Como está o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB) e como pode ficar?” foi o tema apresentado pelo vice-presidente da Indústria Imobiliária do Sinduscon-DF e membro da Câmara Técnica do PPCUB, João Accioly.

O Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB) é o instrumento que deixa claro as regras de uso e ocupação da área tombada na capital federal e esclarece diretrizes e regulamentação de preservação de Brasília-DF como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Accioly apresentou no encontro a proposta de minuta do PLC PPCUB de 2020, com sugestões de atualizações – que aprova o plano de preservação e estabelece a Lei Orgânica do Distrito Federal (LODF); e o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), que aprova o plano de preservação.

“O PPCUB compreende a legislação de preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília; a lei de uso e ocupação do solo; e o Plano de Desenvolvimento Local da Unidade de Planejamento Territorial Central, conforme estabelecido pelo PDOT”, explicou.

Em relação às atualizações, o vice-presidente sugeriu, dentre os objetivos do PPCUB, prever um novo artigo relacionado ao adensamento.

Durante o evento, ficou combinado marcar novo encontro para se aprofundar no assunto.