Sinduscon-DF e IPEDF lançam Boletim Temático da Construção Civil com foco em Renda e Endividamento

O Sinduscon-DF, em parceria com o Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF), lançou nesta sexta-feira (1), o mais recente Boletim Temático da Construção Civil, com o tema “Renda e Endividamento”.

O objetivo do boletim é oferecer uma análise abrangente da situação atual da renda e do endividamento das famílias do Distrito Federal. Essas análises desempenham um papel vital ao guiar as decisões de empresários, investidores e profissionais da área.

A economista do Sinduscon-DF, Gabriela Martins, enfatiza a influência direta e indireta da disponibilidade de renda e do endividamento familiar no setor da construção: “Esses fatores, somados aos custos do crédito imobiliário e aos valores dos imóveis, impactam a demanda do mercado imobiliário, afetando tanto os consumidores quanto as empresas do setor.”

Martins destaca: “A análise da renda disponível e do endividamento das famílias é uma ferramenta crucial para a tomada de decisões em empresas de diversos setores da economia. Na construção civil, essa realidade não é exceção.”

A disponibilidade de renda assume um papel central no setor imobiliário, uma vez que afeta diretamente a capacidade das pessoas em adquirir propriedades. O crescimento da renda das famílias e a melhoria das condições econômicas estimulam as vendas de imóveis, enquanto a redução da renda ou instabilidade econômica podem desacelerar o mercado imobiliário.

Em relação ao endividamento, Martins observa que “por si só, não é um indicador negativo. Ele reflete o acesso das famílias ao crédito e seu uso para satisfazer necessidades de consumo ou expansão.” Contudo, a economista alerta sobre os riscos da inadimplência.

“O grande problema surge quando o endividamento resulta em inadimplência. Isso limita o poder de compra das famílias e pode gerar um ciclo de redução nos investimentos em novos projetos, impactando negativamente a economia como um todo.”

A análise aponta que a baixa disponibilidade de renda e um alto nível de endividamento pode levar a uma desaceleração no mercado imobiliário, com construtoras e incorporadoras enfrentando dificuldades para vender seus empreendimentos. Isso pode levar a um ciclo de diminuição nos investimentos em novos projetos e impactar negativamente a economia como um todo.

Essas informações detalhadas e outros dados estão disponíveis para acesso integral no site do Sinduscon-DF. Clique aqui!