Crea-DF e Autodesk realizam Workshop para promover Excelência em BIM na Engenharia

Na última quinta-feira (24), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (Crea-DF) e a Autodesk realizaram o workshop “Excelência em BIM no DF: Explorando o Presente e Futuro da Engenharia Digital”. O evento analisou as oportunidades e inovações oferecidas pelo Building Information Modelling (BIM) tanto no setor público quanto no privado.

O workshop trouxe os desafios, benefícios e soluções presentes em cada etapa da jornada de transformação digital em projetos e construções, abrangendo desde edificações institucionais até infraestruturas de grande escala. O evento contou com a presença do Ministério da Gestão e Inovação, que compartilhou a visão estratégica e os instrumentos do Governo Federal para impulsionar investimentos no campo do BIM.

A coordenadora do grupo de trabalho BIM Colaborativo do Sinduscon-DF, Juliana Gehlen, esteve presente como painelista e destacou a importância desses diálogos. “Tivemos a oportunidade de ouvir a experiência de vários órgãos que têm utilizado o BIM em seus projetos e como isso tem evoluído ao longo dos anos. Além disso, foi ótimo para destacar a evolução do setor público, a adoção do BIM, como essa adoção será cobrada daqui para frente e como as empresas precisam se preparar para isso”, detalha.

No evento, discutiu-se também o papel crucial das entidades na construção da engenharia digital, destacando questões como treinamento e suporte até a disseminação do conhecimento. “Um exemplo é o BIM Colaborativo, que tem sido um recurso para profissionais e empresas testarem novos formatos, explorarem diversas soluções e aprenderem juntos”, destaca Gehlen.

O workshop representou uma significativa oportunidade para a troca de ideias e a disseminação de conhecimento sobre as aplicações do BIM no Distrito Federal.