Inscrições abertas para o evento "Autodeclaração no Licenciamento de Obras"

Nos dias 16 e 17 de maio, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU-DF) promove o debate “Autodeclaração no Licenciamento de Obras”.

Arquitetos, urbanistas e representantes de órgãos públicos do DF e de todo o país abordarão este que é um procedimento simplificado de verificação técnica, com foco na responsabilidade dos profissionais.

Venha fazer parte desse debate e conheça um histórico sobre a consolidação de condomínios residenciais, a evolução do Código de Obras e Edificações (COE) e um panorama geral do cenário pós-ocupação.

O vice-presidente do Sinduscon-DF e arquiteto, João Accioly, estará presente no encontro apresentando a palestra “Impressões acerca do licenciamento declaratório no DF a partir da percepção institucional”.

Confira a programação:

DIA 01 – 16 DE MAIO DE 2023

Tema: Histórico das ocupações urbanas e diretrizes para o futuro

• 18h – 18h40 | Recepção, Credenciamento e coffee break de abertura
  • 19h – 19h40  | Arq. Urb. Giuliana Freitas | Histórico das ocupações urbanas no DF. Apresentação dos marcos históricos relacionados ao processo de ocupação urbana no território do DF. Entendimento das políticas públicas que, ou possibilitaram ou não coibiram, a ocupação de terras e criação de condomínios residenciais nas diversas regiões administrativas do DF. Sugestão de pontos críticos ao debate: Grilagem X Política Pública; Terras Públicas X Particulares; Estudo de caso Vicente Pires e situação atual ocupação FLONA.
  • 19h40 – 20h20  | Arq. Urb. Thiago de Andrade | Histórico e evolução do Códigos de Obras do DF. Apresentação dos elementos priorizados em versões anteriores ao COE vigente (2018), com ênfase na intenções declaratórias e responsabilização profissional X tutela do Estado.
  • 20h20 – 21h | Arq. Urb. João Accioly – Representante Sinduscon-DF e Ademi | Impressões acerca do licenciamento declaratório no DF a partir da percepção institucional.
  • 21h – 21h30 | Debate entre os participantes e encerramento.

DIA 02 – 17 DE MAIO DE 2023

Tema: Panorama do licenciamento declaratório em outros Estados e a percepção do tema a partir dos agentes relacionados

• 18h – 18h40 | Recepção, credenciamento e coffee break de abertura
  • 19h – 19h30 | Arq. Urb. João Dantas – CEP-CAU/DF | Impressões acerca do licenciamento declaratório no DF a partir da visão institucional