Entidades do setor se reúnem para falar sobre moradia de interesse social

Assessoria de Comunicação do Sinduscon-DF

O Codese-DF, o Sinduscon-DF, a Ademi-DF e a Asbraco se reuniram nesta quarta-feira (26) junto ao Governo do Distrito Federal (GDF) e Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) em uma reunião temática sobre Moradia de Interesse Social.

“A ideia é debater o assunto e trazer a contribuição técnica do setor”, afirmou o presidente do Codese-DF e diretor do Sinduscon-DF, Leonardo Ávila, durante a abertura do encontro. O intuito do encontro foi debater a criação de um programa de habitação de interesse social para atender a população de mais baixa renda.

“Esse é um dos assuntos mais prioritários, se não o mais prioritário do nosso setor e precisa estar em pauta. Agradeço em nome de todas as entidades representativas da construção civil pela presença e pela disposição de se reunir e tratar do assunto”, agradeceu o presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos.

A proposta de habitação popular já vinha sendo preparada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF (Seduh) em conjunto com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), a pedido do governador Ibaneis Rocha. A expectativa é lançar o projeto até o final de maio e contemplar 80 mil famílias.

O presidente da Codhab, Marcelo Fagundes reconheceu a meta de entregar 80 mil unidades residenciais em quatro anos é audaciosa, mas frisou que o poder público tomará as medidas necessárias para imprimir agilidade e recursos financeiros, de forma a tornar possível moradia digna para a população mais carente do DF.

O secretário de Habitação e Desenvolvimento do DF, Marcelo Vaz, afirmou que a Seduh-DF tem trabalhado na formulação dos marcos legais do programa e que a equipe está desenvolvendo propostas de legislações específicas, envolvendo incentivos à participação do setor privado. “Temos feito várias conversas e há uma determinação forte do governador para trabalharmos nisso, desenvolver estratégias para enfrentar o assunto”, afirmou.

O presidente da CLDF, Wellington Luiz, disse ainda que dará prioridade ao programa. “Esse é o meu compromisso com o setor e os gestos falam mais que palavras. Vamos reafirmar isso na Câmara, quando os projetos chegarem lá”, pontuou.

Estiveram presentes no encontro o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF, Marcelo Vaz; o diretor-presidente da Codhab, Marcelo Fagundes; o presidente da CLDF e deputado distrital, Wellington Luiz (MDB); o deputado distrital Daniel de Castro (PP) e representantes do Banco de Brasília (BRB). Representando o setor da construção civil estiveram presentes o presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos; o presidente da Asbraco, Afonso Assad; o presidente da Ademi-DF, Eduardo Aroeira e a presidente do Crea-DF, Fátima Có.