Após mais de 20 anos, associada do Sinduscon-DF tem processo aprovado no Desenvolve-DF

Carolina Araújo

A associada do Sinduscon-DF, Topocart Engenharia, iniciou processo no Desenvolve-DF (antigo Pró-DF) em 2001. Antes, no final do ano de 1999, a empresa, com apoio do Sinduscon-DF,  já iniciava os trâmites junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) em busca de informações e documentações.

De acordo com o assessor jurídico da Topocart, Marco Capparelli, a empresa assinou o primeiro contrato em fevereiro de 2002. Ele lembra que não havia infraestrutura no Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA) na época, que permitisse instalar a empresa no local, mas hoje o cenário é outro. “Atualmente, há transporte público na área, luz, água, saneamento, enfim, todas as condições necessárias para o perfeito funcionamento”, descreveu.

Ele pontuou que hoje, a Topocart encontra-se num local alugado, que representa um custo mensal muito elevado, impossibilitando a expansão da empresa, o que daria mais agilidade aos serviços prestados. A aprovação no Desenvolve-DF vai permitir proceder com a instalação definitiva. “Nós teremos segurança jurídica para investir na construção de uma sede própria”, concluiu.

O presidente da empresa, Jorge Mauro Arteiro, falou sobre a longa espera. “Essa aprovação foi importantíssima para nós. É mais um degrau escalado nesse processo para construir a sede da empresa, migrando finalmente do Pró-DF I para o II, e resolvendo uma angustiante espera de mais de 20 anos”, explicou.

Ele ainda enfatizou que a atuação do Sinduscon-DF foi fundamental e, sem ela, a solução da demanda ainda levaria muito tempo ou talvez não finalizaria, mostrando a grande eficiência da entidade na defesa do interesse dos associados.

De acordo com a vice-presidente do Sinduscon-DF, Tereza Christina Cavalcanti, o sindicato sempre apoia as associadas nos processos juntos à SDE. “Após inúmeras reuniões, algumas empresas conseguiram reiniciar seus processos com as devidas migrações, apesar de toda burocracia, entre elas a Topocart, que esperava há 22 anos o andamento de seu processo, por conta das incessantes mudanças do programa no decorrer destes anos”, explicou.

Desenvolve-DF

A Lei distrital nº 6.468, de 2019, foi responsável pela completa reformulação do Programa de Apoio ao Empreendimento Produtivo do Distrito Federal – PRÓ-DF II e pela criação de um novo sistema de concessão de benefício econômico: o da Concessão de Direito Real de Uso – CDRU (sem opção de compra) pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Distrito Federal – Desenvolve-DF.

Apesar das modificações, o objetivo do Programa continua o mesmo: ampliar a capacidade da economia local na produção de bens e serviços e na efetiva geração de emprego, renda, receita tributária, além de promover o desenvolvimento econômico social, sustentável e integrado do Distrito Federal.

*Com informações da Secretaria de Estado de Empreendedorismo (SEMP-DF)