Sinduscon-DF debate qualidade do concreto de Brasília com concreteiras e empresas do setor

Carolina Araújo

Nesta quarta-feira (23), o Sinduscon-DF realizou reunião com o objetivo de debater a qualidade do concreto de Brasília. O encontro foi aberto pelo presidente do sindicato, Dionyzio Klavdianos, que agradeceu a presença de todos e relembrou de como começou o Projeto Indicadores do Concerto. “A gente lembra que o projeto nasceu de um debate que teve aqui entre construtoras, concreteiras e laboratórios há 15 anos. Havia uma questão pertinente de concretagem e logística na época e evoluiu”, recordou.

Ele ainda destacou que quando o diretor da Diretoria de Materiais Tecnologia e Produtividade (Dimat), Renato Cortopassi, assumiu o cargo, já desejava colaborar com uma iniciativa para a melhoria da qualidade do concreto e assim, organizou para debater sobre o assunto.

Com a palavra, Renato Cortopassi comentou sobre o foco do encontro. “O objetivo aqui é tentar resolver um problema nosso da construção civil. Temos visto um aumento das intervenções nas obras devido à baixa resistência do concreto, ou seja, o Fck* obtido no ensaio à compressão aos 28 dias, inferior aos especificados nos projetos. São muitos prejuízos, inclusive financeiros, e até mesmo na entrega do empreendimento”, explicou.

Renato recordou que houve um grupo de trabalho (GT) do concreto pela Dimat que debateu questões relacionadas ao concreto junto às concreteiras e as construtoras de Brasília.

O diretor foi enfático sobre o que tem causado maior problema na capital. “O que está tendo muito problema é com o Fck. Independente do nosso clima seco, que gera fissuras de estação, temos que trabalhar juntos para resolver”, convocou.

A reunião foi a primeira em que se debateu sobre o assunto e contou com a participação de empresas associadas do Sinduscon-DF e de concreteiras.

*Feature Compression Know, em português significa: Resistência Característica do Concreto à Compressão.