Diretoras do Sinduscon-DF participam de live especial na semana da mulher

Carolina Araújo

Na quinta-feira (10), o Sinduscon-DF realizou live especial do Dia das Mulheres com o tema:  “Empresas Familiares, os desafios da gestão da propriedade, do negócio e da família”. O evento foi transmitido pelo canal do YouTube do sindicato e contou com a presença das diretoras da entidade Cândida Maciel, Helena Peres, Joana Almeida, Mirelle Corrêa e Tereza Christina. A mediação ficou por conta de Mônica Cortopassi.

Na abertura, Mônica enfatizou que o tema é bem relevante porque as empresas de perfil familiar ainda são a grande maioria no mercado da união Europeia, Estados Unidos e Brasil. “Na União Europeia, representa entre 60 a 90% do mercado, responde por dois terços do produto nacional bruto e, também, dos empregos. Nos Estados Unidos, nos anos 90, eram mais de 90% das empresas e no Brasil ainda representa 90% das nossas empresas, pouco mais da metade do PIB e 75% dos empregos gerados”, descreveu.

Tereza Christina Cavalcanti disse que o maior objetivo é passar para a família o amor pela empresa. “Eu abri a minha empresa, dois dos meus filhos são engenheiros e estou convencendo a terceira. Eu trago a empresa como parte da nossa família, porque é de onde vem o nosso sustento, onde a gente passa a maior parte do tempo”, explicou.

A engenheira Mirelle Corrêa pontuou que ser a segunda geração é desafiador. “A cobrança começa da gente. Fiz estágio, me formei e vim para a empresa. O que eu tenho para falar é que se você está ali é porque tem capacidade. Não está porque é só a filha do dono. Poderia até ser por algum momento, mas não permanece se não mostrar serviço”, frisou.

Com a palavra, Joana Almeida falou que muitas vezes é dada a oportunidade dentro da empresa sem passar pelo Recursos Humanos pelo simples motivo de ser um parente. “Não! Não precisa. Vem aqui que você tem a lealdade que eu preciso… e coloca lá pela consideração. Hoje eu tenho um primo que é um braço aqui dentro, não consigo ver a empresa sem ele. Mas esse foi um único caso de vários”, destacou.

Em sua vez, Cândida Maciel comentou que a empresa dela entrou com uma linha radical e que é proibido ter parentes na empresa. “Pra gente a questão da competência é extremamente importante. Mesmo o sócio também tem regras para a função que exerce na empresa. Nós temos dois caminhos de contratação: um é estagiário que vai segundo um plano de carreira e outro é a seleção por uma empresa de RH”, enfatizou.

Helena Peres lembrou que o avô trouxe a cultura de sempre ter o olhar para o patrimônio e o pai também procurou seguir os mesmos passos. “Na empresa, meu pai sempre teve uma preocupação muito grande em investir em processo, procedimentos e descrição de cargos e salários e treinar essa sucessão”, discorreu

Nas considerações finais, as diretoras enfatizaram que é preciso ter muita perseverança e determinação e não desistir nunca do empreendedorismo.

A live está disponível no canal do YouTube do sindicato. Para acessar, clique aqui.