Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF
Nos dias 13 e 16 de fevereiro, o Senai Cimatec, em parceria com o Sinduscon-DF, realizaram os webinars “Sistemas de fachadas Light Steel Frame” e “Sistemas de fachadas ventiladas”, respectivamente. O objetivo dos encontros foi apresentar soluções para fachadas industrializadas, conforme as tipologias escolhidas pelas construtoras associadas integrantes do projeto Construindo 2030.
“Estamos montando um trabalho de fachada com a colaboração de várias construtoras e este evento torna o trabalho ainda mais produtivo. Tenho certeza de que o tema é muito rico e trará um debate técnico e sério”, destacou o presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos, durante a abertura do primeiro webinar.
O tema “Sistemas de fachadas Light Steel Frame” ficou por conta do coordenador da Saint-Gobain Nextera, Guilherme Renosto. “Nós desenvolvemos e testamos os produtos no nosso centro de pesquisa e, então, levamos para aprovação no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Atualmente, trabalhamos com fachadas leves no estilo Light Steel Frame (metal) e Wood Frame (madeira), com materiais desenvolvidos pelo próprio Grupo Saint-Gobain”, explicou Guilherme.
O coordenador contou que o grupo também disponibiliza um consultor especializado que fica responsável por acompanhar toda a execução da fachada, minimizando os erros na hora da execução, o que evitaria perdas. Além disso, os produtos adotam certificação que garante que seguem as normas e padrões de qualidade exigidos numa construção.
Na oportunidade, também foram apresentados cases de sucesso e os participantes puderam debater a temática, bem como tirar dúvidas a respeito do modelo.
“Fachada Aderida ou Ventilada? Como escolher a melhor solução?
Já no dia 16 de fevereiro, foi a vez do gerente nacional de engenharia da Ceramfix Ardex, Luiz Henrique Manetti, que apresentou as principais diferenças das fachadas aderidas e como escolher a melhor solução baseada no projeto desejado.
O diretor de Materiais, Tecnologia e Produtividade do Sinduscon-DF, Renato Cortopassi, abriu a roda de palestras do dia, reforçando a importância de se falar sobre inovação. “Esse é um tema muito importante para nós. Acreditamos que trazer o debate da industrialização pode inovar a construção civil cada vez mais”, afirmou.
“A fachada aderida evoluiu bastante nos últimos cinco, seis anos, principalmente no quesito de tecnologia. Por incrível que pareça, ela não é tão estática quanto imaginamos, porém, sem dúvida a fachada ventilada é o futuro, principalmente se tratando de placas maiores que têm sido exigidas pela arquitetura”, explicou Manetti. O engenheiro apresentou também os produtos da Ceramfix que são utilizados no assentamento e rejuntamento simultâneo de pastilhas em fachadas.
Com a palavra, o especialista técnico da Portobello, Fernando Meneguello, mostrou as soluções e produtos adotados pela empresa nas fachadas ventiladas.
“A construção civil está num impasse. Nós temos uma demanda maior, porém, uma produtividade menor, então o mercado pede a industrialização. Cada vez mais nós estamos saindo do passo a passo de empilhar tijolo para montar módulos que consigam trazer grandes saltos de produtividade para que a gente feche esse ‘gap’. A Portobello busca trazer mais da industrialização para o mercado, incluindo o uso da fachada ventilada para as obras”, ressaltou Meneguello.
Segundo o engenheiro, as principais vantagens da fachada ventilada são:
- Sustentabilidade
- Melhora na eficiência energética da edificação
- Flexibilização de instalações de sistemas externos
- Melhora no conforto acústico
- Baixa produção de resíduos
- Redução de prazo final de obra
Construindo2030
Os webinars fazem parte do projeto do Sinduscon-DF, que é o desdobramento de uma ação da CBIC, entidade nacional do setor, com foco em elevar o debate sobre a construção do futuro, debatendo inovações. Em parceria com o Senai Cimatec e 3 empresas do DF, estão sendo realizados estudos para viabilizar um sistema de fachadas industrializadas com metodologias executivas específicas para região do DF, que será patenteada.