Agência CBIC
Em matérias publicadas nos jornais Folha de S.Paulo e O Globo, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, manifesta surpresa com o anúncio da saída da fabricante de cimento franco-suíça LafargeHolcim do País.
“Eu realmente não consigo entender. Nunca o cimento vendeu tanto, nunca a expectativa futura de faturamento do setor foi tão boa”, diz Martins.
Para o executivo, chama atenção a intenção da empresa de sair no momento em que o mercado está favorável em termos de vendas e rentabilidade.
A construção civil não parou durante a pandemia do coronavírus (Covid-19), graças ao uso responsável de protocolos de segurança, e passa por momento de pico de vendas.
Segundo o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (Snic), o mercado cresceu 11% em 2020. No primeiro trimestre de 2021, se comparado a igual período de 2020, o crescimento foi de 19%.
A entidade afirma que foram vendidas 15,3 milhões de toneladas no trimestre, 5,5 milhões em março, mês que registrou alta de 34,6%.
A empresa, maior fabricante de cimento do mundo, conta com indústrias nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.
Veja íntegra das matérias na Folha de S.Paulo e O Globo.