ISTCC-DF tem a acreditação de qualidade renovada pelo Inmetro

Samira Pádua
Assessoria de Comunicação do Senai-DF

O Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil do Distrito Federal (ISTCC-DF) teve a acreditação de qualidade renovada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para a norma NBR ISO/IEC 17.025/2017, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A certificação garante que o ISTCC-DF segue os critérios da norma e dá segurança aos clientes, uma  vez que os avaliadores analisam o sistema de gestão da qualidade e os procedimentos de ensaios, garantindo a competência técnica do laboratório.

No ISTCC-DF, a primeira avaliação do Inmetro para essa norma, que trata da competência de laboratórios de ensaio, ocorreu em 2017, quando o laboratório foi acreditado. Em 2018, houve a reavaliação. Em 2020, avaliadores da autarquia federal retornaram ao instituto para verificar se os requisitos da norma continuavam a ser cumpridos. A próxima reavaliação será em 2022.

“Isso reforça aos nossos clientes que os serviços são feitos conforme normas estabelecidas e com qualidade”, diz o gerente do ISTCC-DF, Marcelo Feijão, ao enfatizar a credibilidade do documento do Inmetro.

Além de ter a certificação do laboratório renovada, o ISTCC-DF teve ampliado o escopo de ensaios acreditados, passando de 7 para 10. Os ensaios têm como objetivo verificar a conformidade dos materiais utilizados em obras públicas e privadas, com relatórios entregues ao cliente com os resultados para análise pela empresa.

Instituto realizou 83.938 mil ensaios em 2020

O ISTCC-DF está instalado no Senai Taguatinga e oferece diversos serviços. Para os ensaios, que são voltados para a área da construção, há cinco laboratórios: de Aço, Blocos de Concreto e Peças de Concreto para Pavimentação; de Concreto; de Agregados para Concreto e Solos; de Cimento e Argamassa e de Desempenho de Edificações.

Os procedimentos são feitos de acordo com critérios da ABNT e verificam se os materiais analisados cumprem os padrões técnicos exigidos e se estão de acordo com as especificações das obras em que serão utilizados.

A avaliação vai desde pequenas a grandes construções, privadas ou públicas. O ISTCC-DF realizou testes em obras como a da Torre Digital, da Ponte JK e do Tribunal Superior Eleitoral e hoje trabalha em amostras da obra do Túnel de Taguatinga. Em 2019, foram feitos 88.388 ensaios e 11.449 entregues relatórios e, em 2020, 83.938 ensaios e 9.989 relatórios.

O controle tecnológico do concreto é um dos principais serviços do instituto — e o mais antigo (desde 1979). Por meio dele, é feita a verificação da trabalhabilidade — que é o termo técnico para consistência — e da resistência à compressão do concreto. É possível verificar se o material está de acordo com as especificações do projeto de engenharia.

O instituto também trabalha com diferentes tipos de consultorias — tanto para a indústria quanto para empresas de outros segmentos —, que visam orientar empresas sobre necessidades impostas pelo mercado e exigências legais e normativas. Entre as consultorias prestadas estão as voltadas para o gerenciamento de resíduos da construção, para a implementação do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQPH) e para a melhoria de processos na construção civil (lean construction).

Além disso, o laboratório do ISTCC-DF é parceiro da Associação Brasileira de Cimento Portland e realiza, para fabricantes, ensaios para concessão do selo de qualidade da associação para blocos de concreto e peças de concreto para pavimentação.

Para conhecer e contratar os serviços do ISTCC-DF, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente do Senai-DF pelo telefone (61) 4042-6565.