Dimat/Sinduscon-DF realiza visita a obra de prédio de 19 andares erguido em parede de concreto

A Diretoria de Materiais, Tecnologia e Produtividade (Dimat/Sinduscon-DF) realizou, no dia 10 de fevereiro, a primeira visita técnica de 2023. Estreando a programação de visitas, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as inovações realizadas pela Direcional Engenharia, associada do Sinduscon-DF, em canteiro de Águas Claras.

O evento contou com uma apresentação institucional da empresa, realizada pelo gerente da Direcional nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, Ismar Fernandes. O engenheiro tratou, ainda, de duas tecnologias construtivas adotadas pela empresa: a parede de concreto e a estrutura convencional.

“Nós pudemos perceber durante a visita e mostrar na prática as diferenças entre as duas tecnologias e ainda mostrar o quanto a parede de concreto acaba trazendo mais agilidade e ganhando performance de prazo e custo. Isso pode trazer a industrialização da construção civil, que é atualmente um dos nossos principais desafios”, afirma Ismar.

Em seguida, o diretor-executivo da S-Form no Brasil, Alex Nam, falou sobre o uso de formas de alumínio no canteiro. A empresa de origem sul coreana é a única que cria a própria liga de alumínio. “Quando se trabalha com o sistema, o engenheiro deve conhecer de perto o material usado nas formas, sem depender apenas da análise do montador. Acompanhar de perto previne que aconteçam problemas futuros na estrutura,” aconselha Nam.

“Nós que atuamos na construção civil devemos ser unidos e essa iniciativa do Sinduscon-DF de propor as visitas, as reuniões e os debates são muito importantes. Estar visitando a obra e entender o funcionamento dessas novas inovações nos aproxima do que o consumidor deseja e torna o setor mais forte”, afirmou Waldir Belisário, representante da  Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e membro da Dimat/Sinduscon-DF.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto o prédio de 19 andares que está sendo erguido em paredes de concreto, além de visitar uma unidade pronta, para entender todos os resultados.