Agência CBIC
O ‘Sistema de revestimentos industrializados, para pisos e vedações verticais, em materiais compósitos reforçados’, da empresa Rôgga Empreendimentos, de Joinville/SC, é uma das inovações do 23º Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), 2º lugar na Categoria Gestão da Produção e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).
Para que todos tenham a oportunidade de conhecer mais sobre as inovações premiadas e examinar suas potencialidades, a Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC tem divulgado semanalmente entrevistas com os representantes dos projetos vencedores desta edição, que poderão ser conferidas na Agência CBIC e no CBIC Hoje+.
A conversa de hoje é com a analista de P&D da Rôgga Empreendimentos, Talita Perrony.
Em entrevista exclusiva ao CBIC Hoje+, Perrony destacou os benefícios proporcionados pela inovação, como aumento de competitividade e redução de custos.
Confira, com exclusividade, os trechos a seguir:
CBIC Hoje+: Qual o principal benefício da inovação para a indústria da construção?
Talita Perrony: Existe muito espaço para se inovar na construção civil e com isso diversos benefícios são obtidos. Produtos inovadores melhoram a experiência do cliente, aumentam a competitividade do setor e reduzem custos. Esses benefícios dão força ao segmento e permite que toda a cadeia de valor seja influenciada por estas inovações.
C.H.: Qual foi a principal motivação em desenvolver seu projeto?
T.P.: A motivação do projeto é melhorar o habitat humano e a forma de como ele é concebido, de modo que seja possível acelerar o processo construtivo e melhorar o desempenho da edificação, se comparado aos sistemas atualmente disponíveis no mercado. Também o índice de retrabalho e patologias apresentados no sistema convencional é bastante alto, então buscar alternativas de redução deste retrabalho é uma das motivações deste desenvolvimento.
C.H.: Como você enxerga o futuro da sua inovação na indústria da construção?
T.P.: Enxergamos o futuro da nossa inovação como uma nova alternativa de revestimento a um custo competitivo de mercado, que traz melhorias nas condições de trabalho e permite a formação de novos profissionais. Assim aliado com outras soluções inovadores de forma que tenhamos canteiros de obras muito mais limpos, sem geração de resíduos a uma produtividade muito maior que hoje.
C.H.: Qual o maior desafio para inovar, de forma sustentável, na indústria da construção no Brasil?
T.P.: É difícil precisar o maior desafio para inovar na indústria da construção pois o setor possui diversos paradigmas pré-estabelecidos e é difícil encontrar empresas no segmento da construção abertas à inovação para testar e validar os produtos inovadores. Além disso, a grande maioria das empresas encontram dificuldades como a falta de linhas de crédito, o retorno de longo prazo e a baixa aproximação do segmento com o meio acadêmico.
C.H.: O que significa receber o Prêmio CBIC de Inovação e Responsabilidade?
T.P.: Receber o Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade significa ter a certeza que o projeto contribui para a industrialização da construção civil, além de ser o reconhecimento de um trabalho feito com muita dedicação e preocupação com toda a cadeia de valor. O prêmio é uma inspiração para nós e outras pessoas continuarem criando soluções inovadoras que contribuam para facilitar a vida das pessoas.
Os interessados em rever a cerimônia de premiação, com apresentação da Orquestra Sinfônica de Brasília, podem acessar o Canal da CBIC no YouTube e a plataforma do 92º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC).
A 23ª Edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade integra o projeto ‘Inovação e Tecnologia’, realizado pela CBIC, por meio da sua Comat, com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).
SAIBA MAIS
Entrevista – Construção rápida garante assertividade no prazo e custo final do empreendimento
Entrevista – Plataforma permite análise de desempenho de edificações
Entrevista – Simulador ambiental BIM garante maior conforto nas edificações
Entrevista – Fortanks garante agilidade na construção de tanques em estações de tratamento