CBIC aprova membros do Conselho Consultivo e avalia novo cenário político

TAMANHO DA FONTE: A+ A A-

Agência CBIC

O Conselho de Administração da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) aprovou nesta quarta-feira (10), durante reunião virtual, a indicação de quatro novos membros para o Conselho Consultivo da entidade. Presidido por Adalberto Cleber Valadão (Centro-Oeste), o grupo reunirá esforços junto aos ex-presidentes Luis Roberto Andrade Ponte, José Luiz Schuchovski, Marcos Villela de Sant´Anna e Maurício Roscoe para tratar de assuntos estratégicos da entidade.

Novos membros do Conselho Consultivo

– Adalberto Valadão (Centro-Oeste) – Presidente;

– Teodomiro Diniz Camagos (Sudeste);

– Irenaldo Quintans (Nordeste);

– José Ângelo Turra (Sul);

– Pauderley Avelino (Norte).

“É um grupo que conhece a história da CBIC, tem representatividade e, aliado aos ex-presidentes, fortalecerá ainda mais a entidade, com uma visão de longo prazo”, afirmou  o presidente José Carlos Martins.

O cargo de presidente executivo será exercido sempre pelo último ex-presidente, que também participará das reuniões do Conselho Estratégico da entidade e fará o intercâmbio de informações com os ex-presidentes e os membros indicados.

Valadão é o último ex-presidente da CBIC. O dirigente assumiu a entidade quando o ex-presidente Paulo Safady Simão (in memorian) renunciou à Câmara Brasileira para concorrer ao cargo de deputado federal por Minas Gerais.

“O Conselho Consultivo, por si só, por juntar todos os ex-presidentes da CBIC, já se reveste de grande importância. Na medida em que conta com a indicação de novos membros, o conselho toma uma importância maior ainda, por ser formado por pessoas altamente gabaritadas, atuantes e com uma grande representatividade regional e nacional”, afirmou Valadão.

Oportunamente, a CBIC também regulamentará o seu Conselho de Ética e Integridade.

Conselho aprova reuniões itinerantes e definição, em março, da data do Enic 2021

Importantes questões administrativas também foram aprovadas pelo Conselho, dentre elas, as referentes à sustentabilidade financeira da entidade.

Ficou definido que Brasília sediará quatro eventos anuais, presenciais. São eles: Agenda da Construção, Feirão Virtual, Enic e a tradicional festa de final de ano.

Nos meses sem encontro em Brasília, as reuniões do Conselho de Administração serão itinerantes para buscar uma maior integração com os estados, e contarão com a presença de Martins. A programação englobará assuntos nacionais, almoço com a diretoria da entidade do estado e reunião com empresas da região. O encontro com parlamentares, de cada bancada, será em Brasília.

O 93º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) será híbrido e a data será definida a partir de março, em razão da pandemia do novo coronavírus.

Sobre o aumento de materiais de construção, Martins informou que haverá uma reunião específica para tratar do assunto.

Novo cenário político nacional

O presidente da Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, e o cientista-político Leonardo Barreto, da Vector, avaliaram o novo cenário político nacional, a partir das eleições da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Com base em pesquisas nacionais sobre eleição presidencial e gestão do presidente da República, Jair Bolsonaro, Murilo Hidalgo frisou que “a grande preocupação com a sua popularidade é se o auxílio emergencial será renovado”.

Do ponto de vista político, Leonardo Barreto avalia que, desde a saída do então presidente Michel Temer, pela primeira vez abre-se uma janela de oportunidades para o País, que pode caracterizar um afinamento orgânico, ideológico, entre Bolsonaro e a maioria dos parlamentares. “Existe uma grande oportunidade de liberar uma energia que está represada no Congresso, que é uma vontade de fazer mudanças importantes”.

Leave a Comment

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá, 👋
em que podemos te ajudar?