Sinduscon-DF realiza última reunião do Grupo de Trabalho BIM Colaborativo de 2021

Carolina Araújo

Na quarta-feira (15), foi realizada, via online, a última reunião do ano de 2021 do grupo de trabalho do BIM (Building Information Modelling) Colaborativo. Na ocasião, foi apresentado o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do engenheiro Paulo Freire, com o tema: Maturidade BIM no DF. O TCC é para o título de Master BIM – Ferramentas de Gestão e Projeto do Instituto de Pós-graduação e Graduação (IPOG).

O artigo apresentado trata do nível de implementação (maturidade) BIM, em empresas da construção civil no Distrito Federal. Segundo a gerente técnica do Sinduscon-DF, Gezeli Bandeira de Mello, a metodologia  BIM permite agregar previsibilidade, eliminar conflitos interdisciplinares, planejando e construindo nos mínimos detalhes, envolvendo todas as disciplinas em cada etapa, veio para ficar e os não aderentes, ficarão para trás.

O engenheiro Paulo Freire lembrou que conheceu o BIM há cerca de dois anos. “Fiquei maravilhado! Corri atrás para saber o que era e me matriculei na primeira turma de Master BIM em Brasília. Como venho da vida de construtoras, a minha visão está na execução. Então, resolvi focar meu trabalho na parte de construtoras e não na área projetual”, explicou.

Após a apresentação, houve um amplo debate sobre o tema envolvendo os participantes.

Clique aqui e veja o TCC na íntegra.