Codese-DF inicia os trabalhos do "DF que a gente quer!"

Carolina Araújo

Os membros do Codese-DF fizeram, nesta quarta-feira (08), na Faculdade Senac, na 713/913 Sul – um belíssimo espaço cedido gentilmente para a realização do evento –, um fórum que marcou o início dos trabalhos de desenvolvimento da nova versão do documento “O DF que a gente quer!”, com propostas para o futuro do Distrito Federal, de 2022 até o ano de 2040.

Durante o encontro, que contou com o apoio de consultores do Sebrae-DF, os membros do Codese analisaram todos os aspectos da versão original do documento, com foco em 6 eixos de desenvolvimento (sustentabilidade, inovação e tecnologia; economia criativa, esporte, turismo e cultura; desenvolvimento urbano; desenvolvimento econômico; cidadania e desenvolvimento social; e eixo Brasília x Goiâna e RIDE), para a definição dos balizadores para a elaboração do novo documento, que terá a supervisão técnica da empresa de consultoria Macroplan – responsável pela elaboração de projetos semelhantes em cidades como Belo Horizonte, Recife, Niterói, entre outras.

Na abertura do evento, que também contou com a presença do secretário de governo, José Humberto Pires, do secretário de Desenvolvimento Econômico do DF, Márcio Faria, e do deputado distrital Rodrigo Delmasso.

O presidente do Codese-DF e diretor do Sinduscon-DF, Leonardo Ávila, falou da importância do documento. “Hoje, com esse Fórum, foi dado o pontapé inicial para a revisão e elaboração do Plano Estratégico O DF que a gente quer, visão 2040, a ser concluído no primeiro semestre de 2022. Dezenas de voluntários compareceram aqui hoje para contribuir nas 17 Câmaras Técnicas e seus 6 Eixos Estratégicos de Desenvolvimento, em uma demonstração do desejo de participação da dociedade civil nos destinos do futuro de nossa cidade”, destacou.

Também durante o fórum, o presidente do Codese e o secretário de Desenvolvimento Econômico do DF assinaram o protocolo de intenções para liberação da emenda parlamentar de autoria do deputado distrital Rodrigo Delmasso, que irá custear a elaboração dessa nova versão do documento “O DF que a gente quer”, que, assim como em 2018, será apresentado aos candidatos ao GDF no ano que vem.

*Com informações do Codese/DF