#MulheresNaConstrução: Em busca do reconhecimento feminino

Lucas Junqueira

Joelma de Souza Costa, nascida em Taguatinga-DF, batalhou firme pelas oportunidades recebidas durante sua vida, visando sempre proporcionar uma boa qualidade de vida para os seus quatro filhos: Bruna, Matheus, Cauã e Cauê. A primeira, nasceu quando a jovem tinha 16 anos de idade.

A brasiliense possui experiências no setor da construção civil do Distrito Federal, tendo passado por empresas como a Odebrecht, onde foi montadora de fôrmas metálicas durante a construção do bairro Jardim Mangueiral, e a Direcional Engenharia, empresa associada ao Sinduscon-DF, como encarregada de fôrmas e de acabamento na construção do condomínio Paranoá Parque.

Em 2012, a vida pessoal e profissional de Joelma seria marcada devido a familiares com problemas de saúde, o que levou-a a abdicar de seu cargo na Odebrecht.

Ela conta que após a sua saída, realizou cursos técnicos em diversas áreas da construção civil e obteve pequenas experiências em algumas outras empresas até que, em 2019, ingressou no projeto ‘Pintando Oportunidades’, organizado pelo grupo Mulheres do Brasil em parceria com o Senai-DF.

O projeto-piloto capacitou mulheres a atuarem como pintoras profissionais no setor da construção civil. O curso teve carga horária de 200h e possui registro no Código Brasileiro de Ocupações. O Sinduscon-DF abraçou a causa e prestou apoio já que, segundo o presidente da entidade, Dionyzio Klavdianos, garante o desenvolvimento técnico e novas oportunidades para as participantes, além de oferecer contratação de mão de obra qualificada para o setor.

Segundo Joelma, o curso foi muito importante para a sua vida profissional e muitas portas foram abertas após a conclusão. ‘Podemos dizer realmente que foram oportunidades pintadas. É tão satisfatório quando você recebe elogios pelo seu serviço. Não tem coisa melhor. E o projeto me proporcionou isso’, concluiu.

Atualmente, devido a pandemia da Covid-19, Joelma está com suas atenções voltadas para o desenvolvimento de seus estudos e buscando especializar-se em mais áreas da construção civil. Segundo ela, a pretensão é seguir trabalhando no setor. ‘Meu objetivo final é o reconhecimento, até porque isso envolve o preconceito e o machismo enfrentado por nós mulheres’, completou.

Joelma citou que, apesar da melhora recente, a construção civil ainda sofre quando o assunto é o machismo. Para ela, muitos homens veem as mulheres apenas pelo gênero e não por sua capacidade profissional.

A pintora aproveitou a oportunidade para dar um conselho a mulheres que estão ingressando no mercado de trabalho. ‘Não deixem ninguém dizer para você que não é capaz e que ali não é o seu lugar. Lugar de mulher é onde ela quiser e a competência para fazer as coisas vem apenas de você e não de quem te critica’, enfatizou.

Outubro Rosa

Sete anos após abdicar de parte de sua carreira, Joelma voltaria a sofrer novamente com saúde de familiares. Em fevereiro de 2019, a madrasta da pintora veio a falecer vítima de câncer de mama.

Tendo vivido esta experiência, Joelma acredita na importância das campanhas de prevenção realizadas no mês de outubro, mas reforça que o trabalho não deve ficar apenas na comunicação. ‘Acredito que a divulgação é excelente, mas fala-se muito e pouco se faz. Na palavra tudo é muito bonito, mas as atitudes ainda são escassas’, afirmou.

A pintora realiza a prevenção constantemente, mas reforça que a sua real preocupação ainda é em relação a forma como o governo brasileiro proporciona as condições médicas para quem luta contra o câncer de mama.