Dimat/Sinduscon-DF realiza visita técnica às obras da Ponte Costa e Silva

Mia Andrade

A Diretoria de Materiais, Tecnologia e Produtividade do Sinduscon-DF (Dimat/Sinduscon-DF) realizou nesta quinta-feira (11) a segunda visita técnica do ano, desta vez, na obra de reforço da Ponte Costa e Silva, que liga o Plano Piloto ao Lago Sul e regiões vizinhas.

A ponte foi construída na década de 1970 e agora passa por uma reforma que visa recuperar e reestruturar a sustentação da ponte. O intuito principal do projeto é promover a conservação da estrutura de um dos maiores patrimônios públicos de Brasília.

“A recuperação visa restabelecer a vida útil da ponte. Toda estrutura de concreto armado tem uma curva de degradação e de tempos em tempos é preciso fazer uma intervenção para que essa curva suba novamente com o nível adequado e, assim, mantenha uma vida útil para que ela possa chegar aos 100, 150 ou 200 anos”, explicou Carlos Henrique Feijão, coordenador da Unidade de Gerenciamento de Projeto de Obra de Artes Especiais (UGP) da Novacap, que acompanhou a visita.

O suplente da Dimat, Fernando Crosara, reforçou falando sobre a importância de focar em revitalizar e reestruturar estruturas antigas e públicas. “O Sinduscon-DF fechou uma cooperação técnica com o Icomos Brasil para focar na conservação do patrimônio de Brasília. Então, quando olhamos a Costa e Silva, o Teatro Nacional e futuramente a Catedral nós pensamos não em uma reforma e sim em uma reestruturação para valorizar esse patrimônio. Apesar de ser um mercado novo em Brasília, nós vamos precisar dele daqui pra frente para continuar com esse ciclo”, explicou.

A visita contou, ainda, com a presença do diretor da Dimat/Sinduscon-DF, Renato Cortopassi, associados ao sindicato e membros da Unidade de Gerenciamento de Projeto de Obra de Artes Especiais (UGP) da Novacap.